São Paulo, quinta-feira, 21 de outubro de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FÍSICA

A incerteza na física

TARSO PAULO RODRIGUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

As medidas das grandezas físicas revelam uma incerteza intrínseca nas suas aferições. Vamos supor que um experimentador efetue a medição do comprimento de uma pequena haste metálica utilizando uma régua comum e apresente o seguinte resultado: 5,8439 cm. Sabemos que a régua tem precisão até o milímetro, ou seja, a sua menor subdivisão corresponde a 1 mm. Como é inaceitável para a maioria das pessoas a percepção de milésimos ou centésimos de milímetros em um régua comum, nem todos os algarismos incluídos na medida devem ser considerados significativos. Na aferição, o algarismo 5 é significativo, porque representa o número de centímetros inteiros medidos pelo técnico, o algarismo 8 também, pois corresponde à quantidade de milímetros inteiros que ainda podem ser observados. Porém, é no algarismo 4, o primeiro algarismo duvidoso, que reside a incerteza da medida. Os outros dois algarismos, 3 e 9, representam, respectivamente, centésimos e milésimos de milímetros, e não devem ser incluídos no resultado. A estimativa da incerteza de uma medida reflete o grau de confiança na apresentação de seu resultado. Com esse objetivo, costuma-se adotar como valor da incerteza a metade da menor divisão da escala do instrumento. Como a régua é graduada em milímetros, a metade da menor divisão é 0,5 mm, ou ainda 0,05 cm. Assim, o valor final do comprimento da haste, após várias medições, deve ser expresso na forma: (5,840,05)cm, que apresenta três algarismos significativos, sendo dois corretos e um duvidoso, acrescidos da incerteza na medição. O vestibular Unifesp-2004 explorou o assunto. Um de seus exercícios afirmava: "Na medida de temperatura de uma pessoa por meio de um termômetro clínico, observou-se que o nível de mercúrio estacionou na região entre 38'C e 39'C, como está ilustrado na figura. Após a leitura da temperatura, o médico necessita do valor transformado para uma nova escala definida por TX = 2.TC / 3 e em unidades 'X, onde TC é a temperatura na escala Celsius. Lembrando de seus conhecimentos sobre algarismos significativos, qual o valor mais apropriado que o médico pode concluir para a temperatura TX?"
Como o erro da leitura corresponde à metade da menor divisão, ou seja, 0,05'C, a medida mais confiável na escala Celsius é 38,6 + 0,05 = 38,65'C. Ao substituirmos esse valor na relação entre TX e TC, encontraremos o resultado: TX = 25,77'X.


Tarso Paulo Rodrigues é professor e coordenador de física do Colégio Augusto Laranja e da Nova Escola

Texto Anterior: Literatura: Livro de Bandeira assinala ruptura
Próximo Texto: Atualidades: Prêmio Nobel da Paz foi para ambientalista do Quênia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.