São Paulo, quinta-feira, 22 de abril de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AGENDE-SE

Seis instituições públicas e duas particulares do Estado de São Paulo divulgaram datas unificadas

Unicamp abre vestibulares de 2005

MAYRA STACHUK
DA REPORTAGEM LOCAL

Estudantes que estão se preparando para a maratona de vestibulares no final do ano já podem se organizar: seis universidades públicas e duas particulares do Estado de São Paulo divulgaram, na última quinta-feira, seus calendários para os processos seletivos de 2005.
A primeira prova a ser realizada será a da Unicamp, no dia 21 de novembro. Os exames da Fuvest, o maior vestibular do país (no ano passado, foram cerca de 158 mil inscritos), serão no dia 28 de novembro. Segundo Roberto Costa, coordenador do processo seletivo da Fuvest, não deve haver mudanças nas provas deste ano em relação às do ano passado.
Apesar de os calendários terem sido definidos em uma reunião conjunta entre as universidades com o objetivo de evitar coincidências e posteriores alterações, duas provas acontecerão nos dias 15 e 16 de dezembro. São os exames do ITA, instituição que oferece cursos na área de tecnologia, e da Unifesp, universidade especializada na área de saúde.
Para Fernando Prado, coordenador da Vunesp (instituição responsável pelas provas da Unesp, da UFSCar e da Unifesp), essa coincidência não deve causar transtorno. "Verificamos, nos três últimos vestibulares, que a coincidência de candidatos interessados nessas duas faculdades é muito pequena, pois os cursos oferecidos têm perfis muito diferentes. Em geral, quem pensa em prestar as duas não sabe o que quer, então acreditamos que quem já escolheu uma profissão não terá prejuízo", disse Prado. "A coincidência não foi um acidente."
A divulgação dos calendários tranqüiliza a estudante Marina Calazans, 19, que vai prestar engenharia em quatro instituições públicas do Estado (Unicamp, Fuvest, UFSCar e Unesp). "Com o calendário, fica mais fácil programar os estudos. No ano passado, fiz uma agenda de revisões baseada na data das provas." Neste ano, ela tentará pela terceira vez entrar em uma dessas universidades e não vai prestar vestibular em nenhuma faculdade particular. "Como quero fazer mestrado no Canadá, gostaria de entrar na UFSCar, pois me disseram que é muito reconhecida no exterior. Mas ficaria muito feliz com a USP."


Texto Anterior: História: A democracia no Brasil e os seus inimigos
Próximo Texto: Impressão digital será utilizada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.