São Paulo, quinta-feira, 23 de setembro de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALE A PENA SABER

QUÍMICA

Do pé de café a uma explosão!

LUÍS FERNANDO PEREIRA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Que título estranho! Afinal, que relação uma lavoura de café e uma explosão podem ter? Quem explica é a química. Vamos lá?
Tudo começa com um adubo químico muito utilizado nas lavouras de café, o NPK (N: nitrogênio, P: fósforo e K: potássio). Uma vez no solo, os íons K+ são absorvidos pelo cafeeiro. Depois que o café é colhido, suas cascas são queimadas em fornalhas (servem como combustível). É aí que uma boa parte do potássio reaparece (como óxido de potássio, K2O): nas cinzas, lá dentro da fornalha. Essas cinzas são, então, colocadas em latões com pequenos orifícios, onde também se adiciona um pouco de água, de modo a solubilizar o K2O (K2O(s) + H2O(l) 2 KOH(aq)). Assim, uma solução de hidróxido de potássio flui através dos furinhos das latas. Agora é só pegar um pouco de gordura animal (sebo de boi, por exemplo), juntar à solução de KOH, aquecer e... temos sabão!
A gordura animal é feita de uma molécula chamada triglicérido. Os triglicéridos são ésteres (substâncias que apresentam o grupo -COO-) triplos com longas cadeias de carbono (em geral, de 10 a 18 átomos de C). As substâncias básicas, como o KOH, são capazes de quebrar as moléculas de gordura em dois pedaços: um sal orgânico e o propanotriol. Adivinhe quem é o sal orgânico? É o sabão! Uma possível fórmula para ele é: CH3-(CH2)16-COO-Na+. Se, por um lado, a sua longa cadeia de grupos CH2 lembra as moléculas de óleos e gorduras, e portanto tende a se dissolver nelas (regra do semelhante dissolve semelhante), a parte polar (CO2-Na+) tende a se dissolver na água. Assim, enquanto uma de suas "caudas" se dissolve na água, a outra dissolve sujeirinhas gordurosas. Dessa maneira, o sabão ajuda a água a dissolver as gorduras e deixar tudo limpinho!
E o propanotriol? Mais conhecido como glicerina, essa molécula apresenta três grupos OH, o que faz dela uma substância de alta polaridade e, por isso, capaz de se "colar" em moléculas de água por meio de ligações de hidrogênio. Por essa razão é que ter glicerina no sabonete é essencial. Ela ajuda a hidratar a pele.
Mas, cadê a explosão? Sabe o que acontece com a glicerina quando colocada para reagir com ácido nítrico? A formação de uma substância que você já deve ter ouvido falar: a nitroglicerina, um explosivo! Essa química não é um estouro!?


Luís Fernando Pereira é professor do curso Intergraus e coordenador de química do sistema Uno/Moderna. E-mail: lula7@terra.com.br


Texto Anterior: Posso faltar?: Abonos estão condicionados às leis
Próximo Texto: Inglês: Li, mas não entendi nada!!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.