São Paulo, quinta-feira, 26 de setembro de 2002
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CURTA DURAÇÃO

ALÉM DE RAPIDEZ, ALUNO DEVE LEVAR EM CONTA VARIEDADE DE CURSOS OFERECIDOS

Conhecimentos específicos atraem quem já trabalha

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ser um dos grandes atrativos, o menor tempo de duração dos seqüenciais não deve ser o aspecto decisivo na hora de optar por essa modalidade de ensino superior. Há outras características que devem ser analisadas, sobretudo a especificidade dos cursos, criados para atender a novos modelos de profissão.
Os seqüenciais abrangem os chamados campos do saber -especialidades em cada área do conhecimento, como a administração, o direito, o marketing etc. Ou seja, quem optar por fazer esse curso estudará, por exemplo, a gestão de pequenos e médios negócios, que são disciplinas vinculadas à administração, mas não terá o diploma de administrador.
Para oferecer seqüenciais, a universidade tem de ter em sua grade o curso-mãe reconhecido pelo MEC. Isto é, só pode ministrar gastronomia se possuir graduação em nutrição, por exemplo.
Nos cursos seqüenciais, o aluno vai adquirir conhecimentos para atuar em áreas bem específicas do mercado. Na graduação tradicional, com duração mais longa, obterá uma formação mais aprofundada, o que o capacitará a desempenhar diversas funções no campo escolhido.
"Os seqüenciais são recomendados para quem está no mercado de trabalho e precisa atualizar ou aprofundar seus conhecimentos em determinada área ou para estudantes que saibam exatamente o que procuram profissionalmente", diz Fabio Guedes da Silveira, coordenador dos cursos seqüenciais da Unisa (Universidade de Santo Amaro), em São Paulo.
Para Silveira, os seqüenciais são interessantes para quem pretenda especializar-se ou tenha um plano de carreira já traçado, e não para quem deseja dar continuidade acadêmica a seus estudos. O certificado desse tipo de curso só permite ao estudante cursar pós-graduação "lato sensu" (especialização) -ainda assim, isso dependerá dos critérios de seleção adotados pela instituição.
As aulas dos seqüenciais são voltadas para acontecimentos do dia-a-dia. Segundo Cristiane Alperstedt, diretora dos seqüenciais da Universidade Anhembi Morumbi, os estudantes têm acesso a uma base de teoria clássica, mas, em grande parte do curso, são utilizados exemplos que imitam a realidade de empresas.
Após concluir um seqüencial, o estudante pode, ao pedir equivalência de disciplinas, cursar uma graduação em menos tempo.


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