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CURTA DURAÇÃO
ALÉM DE RAPIDEZ, ALUNO DEVE LEVAR EM CONTA VARIEDADE DE CURSOS OFERECIDOS
Conhecimentos específicos atraem quem já trabalha
DA REPORTAGEM LOCAL
Apesar de ser um dos grandes
atrativos, o menor tempo de
duração dos seqüenciais não deve
ser o aspecto decisivo na hora de
optar por essa modalidade de ensino superior. Há outras características que devem ser analisadas,
sobretudo a especificidade dos
cursos, criados para atender a novos modelos de profissão.
Os seqüenciais abrangem os
chamados campos do saber -especialidades em cada área do conhecimento, como a administração, o direito, o marketing etc. Ou
seja, quem optar por fazer esse
curso estudará, por exemplo, a
gestão de pequenos e médios negócios, que são disciplinas vinculadas à administração, mas não
terá o diploma de administrador.
Para oferecer seqüenciais, a universidade tem de ter em sua grade
o curso-mãe reconhecido pelo
MEC. Isto é, só pode ministrar
gastronomia se possuir graduação em nutrição, por exemplo.
Nos cursos seqüenciais, o aluno
vai adquirir conhecimentos para
atuar em áreas bem específicas do
mercado. Na graduação tradicional, com duração mais longa, obterá uma formação mais aprofundada, o que o capacitará a desempenhar diversas funções no campo escolhido.
"Os seqüenciais são recomendados para quem está no mercado de trabalho e precisa atualizar
ou aprofundar seus conhecimentos em determinada área ou para
estudantes que saibam exatamente o que procuram profissionalmente", diz Fabio Guedes da Silveira, coordenador dos cursos seqüenciais da Unisa (Universidade
de Santo Amaro), em São Paulo.
Para Silveira, os seqüenciais são
interessantes para quem pretenda
especializar-se ou tenha um plano
de carreira já traçado, e não para
quem deseja dar continuidade
acadêmica a seus estudos. O certificado desse tipo de curso só permite ao estudante cursar pós-graduação "lato sensu" (especialização) -ainda assim, isso dependerá dos critérios de seleção adotados pela instituição.
As aulas dos seqüenciais são
voltadas para acontecimentos do
dia-a-dia. Segundo Cristiane Alperstedt, diretora dos seqüenciais
da Universidade Anhembi Morumbi, os estudantes têm acesso a
uma base de teoria clássica, mas,
em grande parte do curso, são utilizados exemplos que imitam a
realidade de empresas.
Após concluir um seqüencial, o
estudante pode, ao pedir equivalência de disciplinas, cursar uma
graduação em menos tempo.
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