São Paulo, quinta-feira, 27 de maio de 2004
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialização deve esperar

Patricia Santos - 03.abr.2003/Folha Imagem
DESASTRE ECOLÓGICO Espuma tóxica em rio de Minas Gerais após vazamento de resíduos em 2003. Área ambiental tem atraído profissionais formados em diversos cursos tradicionais

DA REPORTAGEM LOCAL

Escolher a área de especialização antes mesmo de entrar na faculdade tem os seus perigos. A decisão, segundo a psicóloga e professora de orientação profissional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) Dulce Helena Penna Soares, deve ser tomada ao longo da graduação ou mesmo já no mercado de trabalho.
Um dos problemas comuns na hora de escolher um curso, de acordo com ela, é confundir especialização com carreira, como é o caso de genética, em relação à biologia ou à medicina.
"Há muito vestibulando que confunde especialização com carreira. Já vi jovem dizendo que queria ser pediatra e, quando digo que para isso é preciso antes ser médico, ele desiste."
Outro fator é a falta de informação. "Os vestibulandos em geral não têm informações nem sobre as carreiras nem sobre as especializações", disse ela.
Depois de entrar na faculdade, segundo Penna, o estudante terá a oportunidade de conhecer as diferentes áreas, o que permitirá uma escolha mais consciente.


Texto Anterior: Formação geral sólida ajuda na adaptação
Próximo Texto: Medicina: Subdivisão é a principal tendência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.