São Paulo, quinta-feira, 28 de novembro de 2002
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GEOGRAFIA

A urbanização e os seus muitos sentidos

EDER MELGAR
ESPECIAL PARA A FOLHA

A palavra "urbanização" pode ser usada com significados diversos. Por exemplo, quando falamos em urbanização de uma favela, estamos nos referindo a um processo de dotação da área de infra-estrutura e serviços, como água encanada e iluminação pública. Quando falamos em urbanização da população de um país, estamos nos referindo ao crescimento da população urbana, aquela que mora em cidades, em relação ao total da população do país.
A população brasileira em 2000 era de 169,5 milhões de habitantes, dos quais 81,2% moravam em cidades. Esses números são mais significativos se lembrarmos que em 1950 a população era de 51,9 milhões e que a população urbana correspondia a apenas 36,2%.
Notamos um rápido crescimento da população urbana em relação ao total do país, portanto podemos dizer que o Brasil passou por um rápido processo de urbanização de sua população.
Processos semelhantes ocorreram em vários países no mesmo período, a segunda metade do século 20, onde, ao mesmo tempo que a população total crescia rapidamente, havia também cada vez mais gente morando nas cidades. O fenômeno foi mais intenso naqueles que, como o Brasil, tiveram um rápido crescimento industrial no período e onde as péssimas condições de vida e de trabalho caracterizavam grande parte de suas populações rurais.
Essa situação foi responsável por um grande movimento migratório do campo para as cidades, denominado êxodo rural, que é a principal explicação para o fato de o crescimento populacional urbano superar o crescimento da população rural, culminando com o predomínio numérico da população das cidades.
A urbanização acelerada contribuiu para agravar e gerar vários problemas sociais e econômicos, entre os quais o favelamento, o desemprego, a criminalidade e os congestionamentos.


Eder Melgar é coordenador de geografia do curso Intergraus


Texto Anterior: Física: O torque e as alavancas - 1
Próximo Texto: História: A polarização ideológica do entreguerras
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.