UOL

      São Paulo, quinta-feira, 30 de janeiro de 2003
  Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades públicas de SP têm programas de recepção

DA REPORTAGEM LOCAL

O estudante que nunca entrou na Cidade Universitária de São Paulo provavelmente terá dificuldades para se localizar nos seus 7,5 milhões de m2 de área. Para resolver problemas como esse, as três universidades estaduais de São Paulo (USP, Unesp e Unicamp) terão neste ano uma programação de recepção para os cerca de 16.600 novos alunos.
Quem entrar na USP receberá logo na matrícula um manual do calouro com informações sobre as bolsas, as atividades esportivas e acadêmicas -como o procedimento de matrícula e de trancamento de curso, o sistema de recuperação e de avaliação e programas de intercâmbio-, além de um mapa de todos os campi da universidade.
Cada unidade de ensino da USP organizará também uma semana de recepção, em que geralmente são apresentadas as instalações da universidade. A unidade que desenvolver a melhor programação de recepção receberá no segundo semestre um prêmio da reitoria.
No dia da matrícula da Unicamp, os estudantes receberão um folder com algumas informações, e, no dia 17 de fevereiro, quando terão de confirmar a matrícula, haverá estandes do SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) em cada unidade para tirar dúvidas dos alunos ingressantes e distribuir um caderno com informações sobre a universidade.
Na Unesp, a primeira semana de aula será dedicada à apresentação da universidade, dos professores e dos colegas. Também será distribuído um guia com informações. "Os funcionários são orientados a recepcionar bem os calouros e podem responder a algumas dúvidas também", disse Wilson Galhego Garcia, pró-reitor de graduação da universidade.
Nas três universidades, o trote está proibido. O estudante que se sentir constrangido deve denunciar à direção da unidade. O veterano pode até ser expulso, além de ter de responder criminalmente, dependendo do caso.


Texto Anterior: Forma de aluno assistir às aulas também é diferente
Próximo Texto: Já passei por isso
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.