São Paulo, domingo, 01 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produção reúne personagens reais e fictícios

COLUNISTA DA FOLHA

Superprodução com 110 atores fixos e 90 participações especiais, a minissérie "JK" junta personagens reais e fictícios para contar a saga do filho de caixeiro-viajante que se formou médico e se tornou presidente. Personagens fictícios, segundo os autores, servirão para retratar o contexto social e cultural em que viveu JK.
Assim, Juscelino (Wagner Moura e José Wilker) irá interagir com Maria Salomé (Deborah Evelyn), personagem fictícia que ilustra as mulheres que desafiaram as leis sociais e se tornaram independentes. Do núcleo de Salomé, destacam-se ainda Coronel Licurgo (Luís Melo) e Zinque (Dan Stulbach), ambos fictícios.
A minissérie se estrutura em três núcleos: o de JK, o de Salomé e o de Lílian Gonçalves (Mariana Ximenes), personagem real, que representa os candangos, os operários das obras de Brasília. Sua mãe foi cozinheira do Catetinho, o "palácio" improvisado por JK em suas visitas às obras de Brasília.
A minissérie se estrutura também em três fases. A primeira durará apenas o primeiro capítulo, que mostra o nascimento e a infância de Juscelino. Na segunda fase, com 15 capítulos, JK será interpretado por Wagner Moura e sua mulher, Sarah Kubitschek, por Débora Falabella. Mostrará a juventude de JK, sua luta para formar-se médico e sua chegada à Prefeitura de Belo Horizonte. Depois disso, na terceira fase, JK será vivido por José Wilker, e Sarah, por Marília Pêra.
Os "Anos JK" (quando ocupou a Presidência, entre 1956 e 1961) foram chamados também de os "Anos Dourados", de grande "efervescência cultural" e desenvolvimento econômico. Foi quando surgiram a bossa nova (JK seria chamado de "o presidente-bossa nova") e o cinema novo. A arquitetura moderna, personificada em Oscar Niemeyer, também será retratada. (DC)


Texto Anterior: O poder em folhetim
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.