São Paulo, quinta-feira, 01 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP terá "iconografias metropolitanas"

DA REPORTAGEM LOCAL

No próximo ano, será a vez do Brasil conhecer a produção cultural de 11 metrópoles, pois a 25ª Bienal de São Paulo tem como tema "Iconografias Metropolitanas". Instalado definitivamente no Brasil há apenas dez dias, o curador da mostra, Alfons Hug, começa a delinear seus contornos.
"A exposição da Tate fortalece a tese de que a metrópole é a grande geradora das artes plásticas", disse Hug à Folha. O curador alemão já agendou com o museu inglês uma visita à mostra que é inaugurada hoje. "Podemos usar idéias dessa exposição", afirma.
Hug gostou da seleção das cidades pela Tate, quatro delas (Nova York, Londres, Moscou e Tóquio) são coincidentes com a sua. Entretanto o curador acha que Berlim também deveria constar da mostra. "Os ingleses odeiam os alemães, é um absurdo escolherem Viena em detrimento de Berlim, especialmente porque nos anos 90 a cidade passou a ter uma grande importância cultural."
Da mesma forma que na Tate, a bienal paulista terá curadores específicos para as cidades selecionadas (as demais são São Paulo, Caracas, Johannesburgo, Berlim, Istambul, Pequim e Sydney). Hug adiantou à Folha os nomes dos curadores já escolhidos: ele será o responsável por Berlim, enquanto Moscou deverá ter Viktor Misiano, Caracas, Elida Salazar, e Tóquio, Fumio Nanjo.
O curador também já definiu o curador para os artistas brasileiros, que será Agnaldo Farias.
De resto, Hug ainda fala muito no condicional, pois tudo irá depender da verba que a Fundação Bienal irá obter para o evento. "Gostaria de trazer para o núcleo histórico a exposição "Vanguarda das Amazonas", que o Guggenheim organizou, sobre seis pintoras no começo do século 20 em Moscou", diz. (FABIO CYPRIANO)


Texto Anterior: Sala carioca traz João e Tom Jobim
Próximo Texto: São Paulo Fashion Week: Alexandre Herchcovitch monta vaqueiras punk-rock
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.