São Paulo, Quinta-feira, 01 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Príncipe Valente volta às bancas

PEDRO CIRNE DE ALBUQUERQUE
free-lance para a Folha


O Príncipe Valente, personagem clássico das histórias em quadrinhos, volta a sair no Brasil. Já está nas bancas a minissérie "Príncipe Valente nos Tempos do Rei Arthur", com autores contemporâneos dando continuidade à histórica saga criada por Hal Foster (1892-1982).
O canadense escreveu e desenhou o Príncipe Valente de 1937 até 1971 -foram 1.788 páginas ilustradas e publicadas por 189 jornais nos EUA, onde a série começou.
O enredo da série é simples: trata-se de uma saga de cavalaria que se passa na Idade Média em que o protagonista é o cavaleiro Príncipe Valente (Prince Valiant). O foco está em suas aventuras e em sua vida -quando a série começou, ele era um adolescente; quando Foster se aposentou, o herói estava casado com Aleta e seu filho mais velho já tinha 20 anos.
O sucesso do personagem também é fácil de explicar: deve-se ao talento de Foster, um dos maiores quadrinhistas de todos os tempos. Seu estilo de narrar, simples, direto e voltado para o lado humano das personagens, influenciou grande quadrinhistas contemporâneos, como Will Eisner.
O desenho era um caso à parte: Foster pesquisava os artefatos e as vestimentas em livros de histórias para recriá-los.
Um detalhe curioso é que ele não usava em suas histórias o balão com falas, considerado o marco divisor dos quadrinhos. A tira "The Yellow Kid", criada em 1895, é considerada a primeira história em quadrinhos do mundo por ser a primeira a trazer o texto dentro de balões.
Foster abdicava dos balões para poder dar mais espaço aos seus cenários e personagens, sempre ricos em detalhes. Essa característica foi mantida pelos artistas da nova versão como uma homenagem ao criador.
Dos autores da nova história, John Ridgway (desenhista), Curtis WoodBridge (colorista), Elaine Lee (roteirista) e Charles Vess (argumentista), o mais conhecido é o último, que desenhou, entre outros, o último número da revista "Sandman".
O Príncipe Valente ainda ganhou uma versão para o cinema em 54. Dirigido por Henry Hathaway, o "Prince Valiant" contou com Robert Vagner como o personagem-título e Janet Leigh como a princesa Aleta.

Revista: Príncipe Valente nos Tempos do Rei Arthur
Autor: John Ridgway (desenhista), Elaine Lee (roteirista) e Charles Vess (argumentista)
Lançamento: Tudo em Quadrinhos
Quanto: R$ 5,50 (52 págs.)



Texto Anterior: HQ: Abril lança "A Piada Mortal" pela 3ª vez
Próximo Texto: Cinema: Buenos Aires faz 1º festival independente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.