São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DANÇA
Atração abre festival suíço em SP
Pupilos de Béjart dançam no Municipal

ESPECIAL PARA A FOLHA

A melancolia do tango, somada ao romantismo de Che Guevara e Don Quixote, serve novamente de inspiração a Maurice Béjart em "Ché, Quijote y Bandonéon", que o Groupe 13 apresenta hoje e amanhã no Teatro Municipal de São Paulo.
A temporada paulistana deste elenco formado por 13 bailarinos graduados na escola Rudra, dirigida por Béjart na cidade suíça de Lausanne, inaugura a programação do 1º Festival de Cultura, Turismo e Negócios da Suíça, que até 21 de junho apresenta várias atrações. Em dança, ainda há o grupo Vertical Danse, que vai encerrar o evento.
Amante das figuras míticas e históricas, Béjart costuma promover encontros de personalidades de diferentes épocas em seus balés. Guevara, por exemplo, é personagem recorrente.
Já inspirou "Pássaro de Fogo", obra-prima de 1970. Em "Ché, Quijote y Bandonéon", o coreógrafo francês radicado na Suíça liberta a imaginação para também misturar Goethe e Brecht no mesmo caldo.
Em participação especial, a atriz argentina Cipe Lincovky evoca a Mãe Coragem, da peça de Brecht, e lê uma carta escrita por Guevara, na qual ele se compara a Don Quixote.
Como Guevara, o bailarino que o representa também é argentino. Trata-se de Octavio Nahuel Stanley, formado nos domínios multirraciais da Rudra.
Inspirada na antiga escola Mudra, que Béjart manteve em Bruxelas nos anos 70, a Rudra também procura estimular aptidões múltiplas entre seus pupilos, que aprendem a dança como um espetáculo total.
Por isso "Ché, Quijote y Bandonéon" é uma obra pluridisciplinar, que inclui a palavra como recurso de expressão teatral.
A estréia mundial do espetáculo ocorreu em 20 de maio do ano passado na cidade natal de Goethe, Weimar, que foi capital cultural da Europa em 1999. Embora encenado pelo elenco debutante do Groupe 13, a montagem foi sucesso de público.
(ANA FRANCISCA PONZIO)


Espetáculo: Ché, Quijote y Bandonéon, direção de Maurice Béjart, com o Groupe 13 Quando: hoje e amanhã, às 21h Onde: Teatro Municipal de São Paulo (praça Ramos de Azevedo, s/nº, centro, tel. 222-8698) Quanto: de R$ 10 a R$ 60

Texto Anterior: Show: Heartbreakers tocam rap, tecno e ska tendo Milton como "crooner"
Próximo Texto: Televisão: CNN comemora 20 anos no ar com especial
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.