São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cony ocupa a cadeira 3 da Academia

DA SUCURSAL DO RIO

O escritor Carlos Heitor Cony, 73, membro do Conselho Editorial da Folha, diz que sua vida virou de cabeça para baixo há cerca de um ano, quando começaram as articulações para sua candidatura à ABL (Academia Brasileira de Letras).
"Quando dei por mim, estava muito enfronhado. Antes disso, para mim, a Academia era uma galáxia diferente, um buraco negro na última prateleira do universo", disse o escritor, antes de sua posse na cadeira número 3 da ABL, marcada para as 21h de ontem no salão nobre da instituição.
Cony, que substitui o escritor Herberto Sales, morto em 1999, conta que passou a ser procurado por acadêmicos propondo sua candidatura a partir de artigos que escreveu na Folha defendendo a candidatura do economista Roberto Campos para substituir o dramaturgo Dias Gomes, morto em maio do ano passado.
"Entrei de gaiato em uma briga que não era minha por causa do Roberto Campos. Sou amigo dele há muitos anos, embora discorde de suas idéias. Mas houve a polêmica em torno da candidatura e eu escrevi que, se fosse acadêmico, não votaria nele, mas que sua candidatura era lícita", afirmou.
A partir daí, de acordo com o escritor, houve uma aproximação com a ABL. "Mas quem entra na Academia não é o candidato. Os que estão lá dentro é que nos colocam lá. Não adianta querer entrar se não tiver amigos, e amigos interessados", disse o escritor.
No discurso que faria durante a posse, Cony relembraria seus antecessores na cadeira número 3.
Em julho, Cony fará sua "estréia" na ABL, com uma palestra sobre a obra de Eça de Queiróz, durante um ciclo sobre a obra do autor que está sendo organizado pela instituição.
Leia a íntegra do discurso de posse de Cony na Folha Online (http://www.folha.com.br).
(CRISTINA GRILLO)


Texto Anterior: Internet viabiliza nova "Babel"
Próximo Texto: Redescobrimento tem adereço barroco furtado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.