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TEATRO
Pouca criatividade, salas vazias e recessão explicam desânimo da edição
NY entrega Tony sem favorito e sem dinheiro
SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK
Não é o melhor ano da Broadway, e o Tony reflete isso. O prêmio, considerado o Oscar da dramaturgia nos EUA, será entregue
na noite de amanhã numa cerimônia que tem tudo para ser chata e sem grandes surpresas.
Também pudera. Depois de dez
anos consecutivos batendo recordes de bilheteria, a temporada
2001/2002 viu seu faturamento
cair. O total alcançado no período
foi US$ 642,5 milhões, que, embora seja um número absurdamente
alto para o universo teatral brasileiro, é 3,43% menor do que no
ano anterior nos EUA.
Os culpados são quatro: as semanas que se seguiram a 11 de setembro, em que os teatros ficaram
às moscas; a recessão que tomou a
economia americana; o preço médio do ingresso, que pulou de US$
48,40 (1995/1996) para US$ 58,63;
e a falta de criatividade geral desta
estação.
Este último item se reflete nas
indicações. A campeã delas, com
11, é o musical "Thoroughly Modern Millie", uma adaptação careta de um filme careta, "Positivamente Millie", dirigido em 1967
por George Roy Hill, mais conhecido do público por "Butch Cassidy" e "Golpe de Mestre".
A seguir vem "Into the Woods",
com dez, uma remontagem do
musical de Stephen Sondheim, e o
anárquico "Urinetown - The Musical", nascido off-Broadway, o
único sopro de criatividade e novidade da temporada, que por isso mesmo não deve levar muita
coisa amanhã.
A única outra montagem digna
de nota é a poderosa "Topdog/
Underdog", ganhadora do Prêmio Pulitzer deste ano, que concorre em duas categorias.
Além disso, também como reflexo da crise de criatividade e já
seguindo a tendência iniciada pelo megasucesso "The Producers"
no ano passado, adaptações de filmes e atores de Hollywood dominaram o cenário.
Assim, o maior sucesso de bilheteria entre as novidades foi
"The Graduate", baseada no roteiro de "A Primeira Noite de um
Homem" (1967), com Dustin
Hoffman. Na montagem, Kathleen Turner é Mrs. Robinson,
que seduz Jason Biggs, de "American Pie". Apesar do barulho que
fez, o Tony ignorou a peça.
Sorte diferente tiveram outras
adaptações de filmes com atores
mais conhecidos por seu trabalho
no cinema, como:
* "The Elephant Man" (baseado
em "O Homem Elefante", de David Lynch, 1980), com Billy Crudup no papel principal, com duas
indicações;
* "Sweet Smell of Success", versão
de "A Embriaguez do Sucesso",
clássico de 1957 dirigido por Alexander Mackendrick, com Burt
Lancaster e Tony Curtis, com sete
indicações e agora John Lithgow
no papel principal;
* "Noises Off", peça de Michael
Frayn que tinha virado uma engraçadíssima (e subestimada) comédia dirigida pelo bissexto Peter
Bogdanovich, com duas;
* Além, é claro, da já citada "Thoroughly Modern Millie".
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