São Paulo, sábado, 01 de junho de 2002

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TEATRO

Pouca criatividade, salas vazias e recessão explicam desânimo da edição

NY entrega Tony sem favorito e sem dinheiro

SÉRGIO DÁVILA
DE NOVA YORK

Não é o melhor ano da Broadway, e o Tony reflete isso. O prêmio, considerado o Oscar da dramaturgia nos EUA, será entregue na noite de amanhã numa cerimônia que tem tudo para ser chata e sem grandes surpresas.
Também pudera. Depois de dez anos consecutivos batendo recordes de bilheteria, a temporada 2001/2002 viu seu faturamento cair. O total alcançado no período foi US$ 642,5 milhões, que, embora seja um número absurdamente alto para o universo teatral brasileiro, é 3,43% menor do que no ano anterior nos EUA.
Os culpados são quatro: as semanas que se seguiram a 11 de setembro, em que os teatros ficaram às moscas; a recessão que tomou a economia americana; o preço médio do ingresso, que pulou de US$ 48,40 (1995/1996) para US$ 58,63; e a falta de criatividade geral desta estação.
Este último item se reflete nas indicações. A campeã delas, com 11, é o musical "Thoroughly Modern Millie", uma adaptação careta de um filme careta, "Positivamente Millie", dirigido em 1967 por George Roy Hill, mais conhecido do público por "Butch Cassidy" e "Golpe de Mestre".
A seguir vem "Into the Woods", com dez, uma remontagem do musical de Stephen Sondheim, e o anárquico "Urinetown - The Musical", nascido off-Broadway, o único sopro de criatividade e novidade da temporada, que por isso mesmo não deve levar muita coisa amanhã.
A única outra montagem digna de nota é a poderosa "Topdog/ Underdog", ganhadora do Prêmio Pulitzer deste ano, que concorre em duas categorias.
Além disso, também como reflexo da crise de criatividade e já seguindo a tendência iniciada pelo megasucesso "The Producers" no ano passado, adaptações de filmes e atores de Hollywood dominaram o cenário.
Assim, o maior sucesso de bilheteria entre as novidades foi "The Graduate", baseada no roteiro de "A Primeira Noite de um Homem" (1967), com Dustin Hoffman. Na montagem, Kathleen Turner é Mrs. Robinson, que seduz Jason Biggs, de "American Pie". Apesar do barulho que fez, o Tony ignorou a peça.
Sorte diferente tiveram outras adaptações de filmes com atores mais conhecidos por seu trabalho no cinema, como:
* "The Elephant Man" (baseado em "O Homem Elefante", de David Lynch, 1980), com Billy Crudup no papel principal, com duas indicações;
* "Sweet Smell of Success", versão de "A Embriaguez do Sucesso", clássico de 1957 dirigido por Alexander Mackendrick, com Burt Lancaster e Tony Curtis, com sete indicações e agora John Lithgow no papel principal;
* "Noises Off", peça de Michael Frayn que tinha virado uma engraçadíssima (e subestimada) comédia dirigida pelo bissexto Peter Bogdanovich, com duas;
* Além, é claro, da já citada "Thoroughly Modern Millie".



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