São Paulo, segunda, 1 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros para 'boys and girls'


O britânico Nick Horby, de 'High Fidelity', e o canadense Douglas Copland, de 'Geração X', lançam 'About a Boy' e 'Girlfriend in a Coma', sobre comportamento nos anos 90


PATRICIA DECIA*
da Reportagem Local

O fim da década já encontrou uma definição para a sua "literatura pop". São livros feitos para vender em megastore, para consumir tal e qual o último lançamento da indústria fonográfica. Livros que vêm recheados de "referências": as bandas, as revistas, as marcas, o comportamento.
Agora, dois dos autores mais importantes desse gênero -que escrevem sobre e para jovens consumidores da cultura de massa dos últimos 30 anos- acabam de lançar nova obras.
Da Inglaterra vem "About a Boy" (Sobre um Garoto), terceiro romance de Nick Hornby. O autor atingiu as listas de best sellers com "High Fidelity", sobre um fracassado dono de uma pequena loja de discos, suas listas de "top five", sexo e música .
No novo livro, põe um garoto desajustado entre a mãe algo hippie e um amigo de 36 anos que vive como adolescente, sem problemas de dinheiro graças aos royalties de uma música de Natal composta por seu pai.
Do Nirvana de Kurt Cobain, pegou emprestado o título -inspirado na música "About a Girl", do álbum "Bleach", o primeiro da banda- e mais um pouco (leia texto abaixo).
Já os Estados Unidos vêem a volta à literatura do canadense Douglas Coupland, com uma "Girlfriend in a Coma" (título também emprestado, só que de uma música dos britânicos Smiths) que acorda nos anos 90 após 18 anos de sono para ficar aterrorizada com o vazio das novas gerações.
Ele despontou com o livro "Geração X", em que três amigos, Andy, Dag e Claire se reúnem para contar histórias uns para os outros. Misto de ficção e "guia", Coupland criou uma espécie de ideário dessa geração X, com definições de "conceitos" e slogans ("Parar a História", "Erotizar a Inteligência"), que com certeza foi muito útil para publicitários e marqueteiros na primeira metade da década de 90.


*Colaborou Bia Abramo, em Berkeley


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.