São Paulo, quarta-feira, 01 de agosto de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Os 12 Trabalhos de Astérix
Record, 12h.
(Les Douze Travaux de Astérix). França, 1976, 90 min. Direção: René Goscinny e Albert Uderzo. Desenho animado da turma de Astérix. Aqui, Julio César desafia os habitantes da aldeia gaulesa que resiste às investidas do Exército romano a realizar 12 trabalhos, tal qual Hércules. Astérix e Obélix são designados para a missão.

Liga da Justiça Americana
SBT, 15h15.
(Justice League of America). EUA, 1997, 68 min. Direção: Felix Enriquez Alcala. Com Matthew Settle, Kim Oja. Flash, Lanterna Verde, Fogo e Átomo são quatro super-heróis. Aqui, eles têm de combater um malévolo homem do tempo, disposto a provocar desgraças meteorológicas para destruir uma cidade.

Os Garotos Perdidos
Globo, 15h25.
(The Lost Boys). EUA, 1987, 98 min. Direção: Joel Schumacher. Com Jason Patric, Kiefer Sutherland, Dianne Wiest. Ao viajar com a família para a Califórnia, jovem fanático por histórias de terror descobre que seu irmão é vítima de vampiros. Schumacher tem uma vantagem: seus filmes garantem a diversão. E uma desvantagem: quase sempre não passam disso.

Tiros na Escuridão
Bandeirantes, 22h.
(Do Not Disturb). Holanda, 1999, 95 min. Direção: Dick Maas. Com William Hurt, Jennifer Tilly, Denis Leary. Executivo americano em visita a Amsterdã, Holanda, com a família, enfrenta problemas quando sua filha se perde.

Intercine
Globo, 1h55.
A emissora exibe o mais votado pelos telespectadores entre "Dias Amargos" (1993, de Marshall Herskowitz, com Danny DeVito, Robert J. Steinmiller) e "A Casa Maldita" (1996, de Steve White, com Robin Thomas, Starr Andreeff).

Amateur
Globo, 3h40.
(Amateur). EUA/França, 1995, 105 min. Direção: Hal Hartley. Com Isabelle Huppert, Martin Donovan, Elina Lowensohn. Huppert é uma ex-freira que se dedica a escrever romances pornográficos e, por essa via, topa com um pornógrafo amnésico. O cinema de Hartley é fartamente original em relação à produção americana. Em troca, tem um quê afrancesado que o distancia da tradição de seu país. No todo, destaca-se da média.

DESTAQUES DA TV PAGA

CINEMA

Canal Brasil mostra preparação de dois longas
O programa "Revista do Cinema Brasileiro", que o Canal Brasil exibe às 20h, traz as filmagens dos longas "O Homem do Ano", de José Henrique Fonseca, e "As Três Marias", dirigido por Aluísio Abranches. Apresentada por Júlia Lemmertz, a atração mostra ainda o que aconteceu no festival de animação Anima Mundi.

MÚSICA

Ney Matogrosso fala no canal Multishow
O cantor Ney Matogrosso é o entrevistado de Lorena Calábria no "Ensaio Geral", que o Multishow coloca no ar às 21h30. Ele fala de seu mais recente trabalho, o disco "Batuque", e sobre a curta trajetória do conjunto Secos e Molhados, do qual serão mostrados trechos de uma apresentação no Maracanãzinho, nos anos 70.

FILME

Um Kubrick feito de sexo e máscaras
Já que no mundo o que não é sexo são máscaras, que tal um filme feito de sexo e máscaras?
É "De Olhos Bem Fechados" (HBO, 23h30), o último Stanley Kubrick. E há também sonho e fantasias (eróticas). Um filme polêmico como quase tudo de Kubrick.
Mas como não admirar um trabalho em que as máscaras são figuras tão presentes que o casal de protagonistas é nada menos que Tom Cruise e Nicole Kidman?
Como se Kubrick quisesse fazer uma imagem com várias imagens dentro: as pessoas propriamente ditas, o casal, os atores e, por fim, os personagens.
Essas camadas se encontram na estranha aventura, e, entre elas, Kubrick transita com sem-cerimônia implacável. (INÁCIO ARAUJO)



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Guerra do Paraguai! Convoca logo o Duque de Caxias!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.