São Paulo, Quarta-feira, 01 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL
23ª mostra terá novo de Walter Salles

da Reportagem Local

A 23ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo terá entre suas atrações "O Primeiro Dia", novo filme de Walter Salles, diretor de "Central do Brasil".
A mostra, dirigida por Leon Cakoff, será realizada entre 15 e 28 de outubro. Terá mais de cem filmes de longa e curta metragens, exibidos em seis salas da cidade.
Co-dirigido por Daniela Thomas e ainda inédito no Brasil, "O Primeiro Dia" é uma co-produção franco-brasileira. Os diretores já haviam assinado juntos "Terra Estrangeira" (1995).
"O Primeiro Dia" terá uma única apresentação na mostra, com a presença dos diretores, que participarão de um debate com o público.
Sua estréia mundial foi em fevereiro deste ano, no festival de Berlim (Alemanha). Com atuações de Luis Carlos Vasconcelos e Matheus Nachtergaele, o filme trata de um presidiário que sai da cadeia para matar um rival e acaba salvando uma jovem do suicídio.
A abertura oficial da mostra, em 13 de outubro, terá a exibição do filme mudo "Fausto" (1926), do alemão Friedrick Wilhelm Murnau (de "Nosferatu", entre outros). O filme foi recentemente restaurado pela Cinemateca de Madri.
A projeção, na nova Sala São Paulo, antiga Estação Júlio Prestes, vai contar com a participação da Sinfonia Cultural, Orquestra da Rádio e TV Cultura, regida pelo maestro Osvaldo Colarusso.
A orquestra vai tocar uma peça especialmente escrita para o filme pelo maestro alemão Bernd Schulcheis (que estará presente no evento). Será a estréia mundial dessa nova trilha sonora de "Fausto".
Outras atrações da mostra são o novo Spike Lee, "O Verão de Sam", sobre um serial killer que provocou pânico em Nova York em 1977, e o quinto filme feito sob as regras do movimento Dogma 95, "Amantes", estréia na direção do ator francês Jean-Marc Barr.
A mostra será dividida em categorias: Filmes em Competição (apenas novos diretores), Perspectiva Internacional (apanhado da safra 98/99), Retrospectiva (neste ano, o cinema mexicano dos anos 50 e 60) e Mostra de Curtas-Metragens (apresentados antes de cada longa). (IF)


Texto Anterior: Cinema: Filme mostra Brasil na Segunda Guerra
Próximo Texto: Cinema: Veneza 99 aposta em revelações
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.