São Paulo, Quarta-feira, 01 de Setembro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LEÃO DE OURO
Competição tem 12 estreantes

do enviado a Veneza

Doze dos 18 cineastas que concorrem ao Leão de Ouro participam da disputa pela primeira vez. Os veteranos são Jane Campion, Phillipe Garrel, Benoit Jacquot, Abbas Kiarostami, Jerzy Stuhr e Zhang Yimou.
Desses, o único já vitorioso em Veneza é Yimou, Leão de Ouro em 1992 com "A História de Qiu Ju". Entre os debutantes, os mais conhecidos são o britânico Mike Leigh ("Segredos e Mentiras") e o sueco Lasse Hallstrom ("Minha Vida de Cachorro").
Dois outros são duplamente estreantes, assinando também suas primeiras direções: o espanhol Antonio Banderas e a austríaca Barbara Albert. No total, quase um quarto dos longas de Veneza 99 (20 entre 88) são primeiros filmes.
Os principais lançamentos do evento são a comédia de Woody Allen, "Sweet and Lowdown", e o documentário "Il Dolce Cinema", de Martin Scorsese. Allen não deve aparecer no Lido, mas envia como representantes a dupla principal de atores, Sean Penn e Uma Thurman.
O filme de Scorsese é a primeira parte de sua revisão histórica do cinema italiano, como fizera antes com a produção norte-americana.
Uma das atrações de "Cinema do Presente" é o sexto filme do movimento Dogma 95, "Julien: Donkey Boy", de Harmony Korine. O videoclipeiro Spike Jonze estréia em longas com "Being John Malkovich". David Fincher ("Seven") promete desconfortar estômagos fracos com "Fight Club".
Os "ratos" de cinematecadevem se agitar em torno das cópias restauradas de "Os Boas-Vidas" (1953), de Fellini, e de "O Estrangeiro" (1967), de Visconti. (AL)


Texto Anterior: Cinema: Veneza 99 aposta em revelações
Próximo Texto: Liv Ullmann dirige filme de Bergman
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.