São Paulo, Sexta-feira, 01 de Outubro de 1999
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FILMES

LAMBADA, A DANÇA PROIBIDA
SBT, 14h15. (The Forbidden Dance). EUA, 1994, 97 min. Direção: Greydon Clark. Com Laura Herring, Jeff James. Para popularizar sua luta em defesa da Amazônia, mulher entra em concurso de dança, nos EUA, se é que isso faz algum sentido. Avaliação:  

O SEGREDO DO FANTASMA
Globo, 15h50. (Charlie's Ghost). EUA, 1994, 89 min. Direção: Anthony Edwards. Com Cheech Marin, Trenton Knight, Anthony Edwards. Garoto descobre ossada de um velho conquistador, Coronado. E o fantasma de Coronado (Marin) o encontra. Será o início de uma bela amizade, em comédia infantil baseada em Mark Twain. Avaliação:   

HERÓI POR ACIDENTE
Bandeirantes, 21h50. (Hero). EUA, 1992, 118 min. Direção: Stephen Frears. Com Dustin Hoffman, Geena Davis, Andy Garcia. Hoffman é o "clochard" que, anonimamente, salva as pessoas de um avião que faz um pouso forçado. Depois, ele some. Mas uma repórter de TV (Geena Davis) que estava no vôo não se conforma facilmente com o sumiço do herói. Stephen Frears dá sentido ao filme. Avaliação:    

PESOS PESADOS
SBT, 22h. (Heavyweights). EUA, 1994, 97 min. Direção: Steven Brill. Com Tom McGowan, Aaron Schwartz e Shaun Weiss. Gordinhos em acampamento de férias sofrem na mão de monitor que exige que todos emagreçam à base de muito exercício e pouca comida. Só que a ira dos garotos aflora, gera uma rebelião e ainda garante um final "edificante". Avaliação:  

INTERCINE
Globo, 0h25. A emissora exibe o escolhido da audiência, entre "Minha Família" (1995, de Gregory Nava, com Esai Morales, Jimmy Smits) e a "Victor ou Victoria" (1982, de Blake Edwards, com Julie Andrews, James Garner).

VOLTAR A MORRER
Globo, 2h55. (Dead Again). EUA, 1991, 107 min. Direção: Kenneth Branagh. Com Kenneth Branagh, Emma Thompson, Andy Garcia. Branagh propõe aqui a história de um homem que submete a mulher a sessões de hipnose. Descobre então que ela seria a reencarnação de uma pianista assassinada a golpes de tesoura pelo marido, nos anos 40. Branagh pinça, aqui e ali, elementos hitchcockianos, como as tesouras de "Disque M para Matar", a duplicidade dos personagens ("Um Corpo que Cai") e o retorno do passado sobre o presente ("Rebecca"). Com isso, Hitchcock chegava a tudo. Branagh chega literalmente a nada, a não ser uma inútil confusão. Avaliação:  

TV PAGA

O marxismo anárquico de Groucho

da Redação

A paródia é um gênero ingrato, porque vampirizante. Mas há quem se dê bem nesse registro. E os Irmãos Marx davam-se muito bem nisso.
Em "Uma Noite em Casablanca" (Films & Arts, 15h), eles estão em Casablanca, mítico cenário em que um cínico Humphrey Bogart certa vez renunciou a sua amada Ingrid Bergman pela resistência antinazista.
Aqui, Groucho Marx é gerente de hotel numa Casablanca apinhada de nazistas. É certo que não está entre os melhores filmes dos Marx, mas também é verdade que nazismo algum, com sua intrínseca falta de humor, poderia resistir a esse marxismo anárquico, que bota o sentido das coisas de pernas para o ar. (IA)




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