São Paulo, Sexta-feira, 01 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV Senac exibe especial sobre os 30 anos do "Pasquim"

da Reportagem Local

O canal por assinatura TV Senac (Net e TVA) exibe hoje, às 21h30, a primeira parte do documentário "Pasquim", sobre o semanário carioca que se tornaria um marco na luta contra o regime militar.
O documentário, que começou a ser rodado em fins de agosto, chega para comemorar os 30 anos de criação do semanário.
Dividido em duas partes, "Pasquim" traz depoimentos de uma dúzia de pessoas ligadas ao jornal, como Millôr Fernandes, Sérgio Cabral, Ziraldo e Jaguar.
O capítulo que passa hoje tem como subtítulo "A Revolução pelo Cartum". Não por acaso, a produção do programa é de um trio de cartunistas.
Jal e Gualberto Costa idealizaram o programa e comandaram as entrevistas. Carvall, que é caricaturista da Folha, ajudou na pesquisa e produção.
"A Revolução pelo Cartum" trata especialmente da parte gráfica do "Pasquim" e de como as inovações adotadas pelo jornal ajudaram a mudar a cara de parte da imprensa brasileira.
O segundo episódio, que será exibido dia 29 de outubro, aborda o lado humorístico. Chama-se "Humor com Gosto de Pasquim" e fala da repercussão do semanário na classe humorística brasileira, mostrando também suas crias.
Os entrevistados contam, por exemplo, detalhes sobre os dias que passaram presos no Rio de Janeiro, no início dos anos 70.
Falam também do cotidiano da redação, os artifícios para driblar a censura, as brigas administrativas etc.
Não poderia faltar Leila Diniz, que tornou-se a musa do "Pasquim" após uma célebre entrevista recheada de palavrões -devidamente disfarçados por asteriscos na edição final.
Também estão presentes os personagens do semanário, como o ratinho Sig, de Jaguar; os Fradins, de Henfil; os Zeróis, de Ziraldo; e Lacerda, de Cláudio Paiva e Hubert.
O documentário pretende ser definitivo sobre o assunto. "Millôr, por exemplo, disse que não fala mais sobre o "Pasquim". Disse que foi sua última entrevista", conta Carvall.
Atualmente, parte da turma do "Pasquim" reuniu-se para editar a revista "Bundas". (IVAN FINOTTI)


Texto Anterior: Polêmica: "João foi rock'n'roll, cara", diz roqueiro
Próximo Texto: João e Caetano: Farsa histórica, Titanic afunda em São Paulo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.