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TELEVISÃO
TV Senac exibe especial
sobre os 30 anos do "Pasquim"
da Reportagem Local
O canal por assinatura TV Senac (Net e TVA) exibe hoje, às
21h30, a primeira parte do documentário "Pasquim", sobre o semanário carioca que se tornaria
um marco na luta contra o regime
militar.
O documentário, que começou
a ser rodado em fins de agosto,
chega para comemorar os 30 anos
de criação do semanário.
Dividido em duas partes, "Pasquim" traz depoimentos de uma
dúzia de pessoas ligadas ao jornal,
como Millôr Fernandes, Sérgio
Cabral, Ziraldo e Jaguar.
O capítulo que passa hoje tem
como subtítulo "A Revolução pelo Cartum". Não por acaso, a produção do programa é de um trio
de cartunistas.
Jal e Gualberto Costa idealizaram o programa e comandaram
as entrevistas. Carvall, que é caricaturista da Folha, ajudou na pesquisa e produção.
"A Revolução pelo Cartum" trata especialmente da parte gráfica
do "Pasquim" e de como as inovações adotadas pelo jornal ajudaram a mudar a cara de parte da
imprensa brasileira.
O segundo episódio, que será
exibido dia 29 de outubro, aborda
o lado humorístico. Chama-se
"Humor com Gosto de Pasquim"
e fala da repercussão do semanário na classe humorística brasileira, mostrando também suas crias.
Os entrevistados contam, por
exemplo, detalhes sobre os dias
que passaram presos no Rio de Janeiro, no início dos anos 70.
Falam também do cotidiano da
redação, os artifícios para driblar
a censura, as brigas administrativas etc.
Não poderia faltar Leila Diniz,
que tornou-se a musa do "Pasquim" após uma célebre entrevista recheada de palavrões -devidamente disfarçados por asteriscos na edição final.
Também estão presentes os
personagens do semanário, como
o ratinho Sig, de Jaguar; os Fradins, de Henfil; os Zeróis, de Ziraldo; e Lacerda, de Cláudio Paiva e
Hubert.
O documentário pretende ser
definitivo sobre o assunto. "Millôr, por exemplo, disse que não
fala mais sobre o "Pasquim". Disse
que foi sua última entrevista",
conta Carvall.
Atualmente, parte da turma do
"Pasquim" reuniu-se para editar
a revista "Bundas".
(IVAN FINOTTI)
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