São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA


Quando o meio justifica o fim

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Na comédia clássica, casar, descasar e recasar são um tema freqüente e eficaz, na medida em que envolve toda a ambigüidade do amor, a aceitação do outro com seus defeitos (ou não).
Talvez o exemplo mais clássico dessa saga venha de "Núpcias de Escândalo" (Turner Classic Movies, 23h), em que uma milionária (Katharine Hepburn), após descartar Cary Grant por bêbado e tudo mais, prepara-se para um segundo casamento.
Mas Cary estará presente, não tenha dúvida. E isso vai abalar a cabeça da Hepburn, isso é certíssimo. Daria até para contar o final aqui. Ele é previsível. Mas a arte do roteiro em 1940 e a direção de George Cukor fazem com que o importante não seja o fim, mas cada momento do meio que justificará o fim. Estamos diante de uma obra-prima.

TV ABERTA

História sem Fim 4
Record, 14h.
(Talesfrom the Neverending Story). EUA, 2001, 85 min. Direção: Giles Walker e Adam Weissman. Com Mark Rendall. Embora aparentemente uma história infantil, a "História sem Fim", neste seu último episódio, adapta-se tanto a crianças como a adultos.

Uma Escola Muito Doida
Globo, 15h50.
(High School High). EUA, 1996, 86 min. Direção: Hart Bochner. Com Jon Lovitz, Tia Carrere, Louise Fletcher. Professor de boas intenções é admitido em escola dominada por vândalos, mas fará de tudo para que os estudantes se interessem pelas aulas. É a mesma história, desde que Richard Brooks inaugurou a saga, em 1955, aqui em registro tolo.

A Corrente do Bem
SBT, 22h30.
(Pay It Forward). EUA, 2000, 123 min. Direção: Mimi Leder. Com Kevin Spacey, Helen Hunt. Professor propõe a seus alunos o desafio de criar algo novo capaz de melhorar o mundo. Um aluno topa a parada e cria uma espécie de corrente em que os participantes, em vez de aspirarem a fortunas, querem apenas fazer o bem a outras pessoas.

Intercine
Globo, 1h45.
Para terça, as propostas da emissora são "Rebeldes" (1996, de Annette Haywood-Carter, com Hedy Burress, Angelina Jolie) e "Impacto" (1999, de Roger McDonald, com James Russo, Ice T).

Garantia de Vida
SBT, 3h.
(Always Outnumbered). EUA, 1998. Direção: Michael Apted. Com Laurence Fishburne, Bill Cobbs. Ex-presidiário (Fishburne) luta para sobreviver com dignidade, ouvindo mil negativas quando procura emprego e ainda combatendo o crime de uns e a atração pelo crime de outros. Feito para TV.

A Primeira Página
Globo, 3h25.
(The Front Page). EUA, 1974, 105 min. Direção: Billy Wilder. Com Jack Lemmon, Walter Matthau, Susan Sarandon. Terceira versão notável da peça de Ben Hecht e Charles MacArthur (as duas outras são de Lewis Milestone e Howard Hawks) sobre repórter (Lemmon) que pretende largar jornalismo na véspera de uma grande cobertura e seu editor-chefe (Matthau) disposto a tudo, tudo mesmo, para retê-lo. Comédia de antologia e filme sobre jornalismo idem. (IA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Zé Dirceu em "Duro de Cassar"!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.