São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidade londrina abriga coleção do diretor

DA ASSOCIATED PRESS, EM LONDRES

Os arquivos de Stanley Kubrick -uma das mais abrangentes coleções de materiais sobre produção cinematográfica do mundo- serão armazenados numa escola de artes londrina a partir de setembro de 2006.
Caixas de roteiros, correspondências, figurinos, maquetes e equipamentos de filmagem estarão disponíveis para a consulta dos estudantes do London College of Communication, parte da Universidade das Artes, segundo anunciou a instituição na semana passada.
Os arquivos "têm uma amplitude e profundidade que gostaríamos de tornar disponíveis para que as futuras gerações possam compreender a maneira com que ele trabalhava", disse Christiane Kubrick, viúva do diretor.
A escola londrina foi selecionada porque Kubrick viveu a maior parte de sua vida no Reino Unido. Nascido em Nova York em 1928, Kubrick se mudou para o Reino Unido em 1961, onde viveu até morrer, em 1999.
"Em toda a história do cinema, jamais houve algo parecido com a visão de Kubrick", disse o amigo Steven Spielberg. "Era uma visão de esperança e de admiração, de graça, de mistério, de humor e de contradições."
A universidade construirá um centro para arquivos e coleções especiais no campus para o acervo. A família de Kubrick continuará a ser proprietária dos arquivos, mas a universidade será responsável pela manutenção.


Tradução Paulo Migliacci

Texto Anterior: Cinema: Prólogo inédito de "2001" sai em livro
Próximo Texto: 29ª Mostra de Cinema: "Cine-Fragmentos": Cavalier filma diário experimental
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.