São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"HI-BI - DIAS DE FOGO"

Saga de ceramista desafia tradição

JOSÉ GERALDO COUTO
COLUNISTA DA FOLHA

É raro encontrar no Japão mulheres que façam peças de cerâmica artesanalmente em fornos a lenha. Há um tabu ancestral contra elas.
Nos anos 60, quando essa interdição era ainda mais rígida, uma mulher, Kiyoko Koyama, da tradicional cidade ceramista Shigaraki, resolveu desafiá-la. "Hi-Bi -°Dias de Fogo", de Banmei Takahashi, reconstitui ficcionalmente a saga dessa mulher.
Kiyoko (a excelente Yuko Tanaka) decide assumir o "anagama" (forno de túnel) do marido quando este a troca por uma aprendiz mais jovem, deixando-a com dois filhos para criar.
Kiyoko enfrenta a corporação dos ceramistas locais, todos eles homens, e comanda sua própria produção com uma idéia fixa: reencontrar uma técnica milenar, então perdida, de fabricação de peças esmaltadas.
Sua primeira vitória, depois de cumprir sua obsessão, é ser aceita pela corporação ceramista. Em pouco tempo, ela ganha fama nacional. Seu novo problema é o de formar um discípulo.
Sua filha mais velha logo vai para Tóquio, em busca de uma vida moderna. Já o filho adolescente, Ken-Ichi, é visto por Kiyoko como um rapaz sonhador, fraco e incapaz de aprender a arte da cerâmica -até ele ser diagnosticado como portador de leucemia.
A batalha da mãe passa a ser, então, pela obtenção de uma medula óssea compatível com a de Ken-Ichi, para que ele possa se submeter a um transplante. Na esteira dessa luta, ela acaba desenvolvendo uma campanha pela criação de um banco de medulas no Japão.
"Hi-Bi - Dias de Fogo", portanto, é a história dessa mulher notável lutando em três frentes diferentes: para dominar sua própria arte, para vencer barreiras num país conservador e para exercer seu papel de mãe.
O filme elude tanto quanto possível o tom edificante e tem seus melhores momentos nas belas imagens do forno e na áspera relação entre mãe e filho. No mais, é pura informação sobre o Japão moderno.


Hi-Bi - Dias de Fogo
   
Direção: Banmei Takahashi
Quando: hoje, às 20h10, no MIS


Texto Anterior: 29ª Mostra de Cinema: "Cine-Fragmentos": Cavalier filma diário experimental
Próximo Texto: Música: BNegão reafirma sua liberdade em entrevista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.