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São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

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DISCOS

Diferentes entre si, DonaZica, de São Paulo, e a pernambucana Comadre Fulozinha se atiram em habitat masculino

Bandas "de meninas" inserem protesto à MPB

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REPORTAGEM LOCAL

Diferentes em quase tudo, dois grupos que lançam CDs agora guardam semelhança pouco habitual. A estreante bem paulistana DonaZica e a pernambucana Comadre Fulozinha são essencialmente bandas de meninas.
No octeto DonaZica até há três rapazes, mas são as garotas sua força motriz. Duas delas participam da já caudalosa repartição dos "filhos de" -Anelis Assumpção é rebento de Itamar Assumpção, Iara Rennó é filha da cantora Alzira Espíndola e do compositor Carlos Rennó. A partir daí a DonaZica poderia ser traduzida como um celeiro de vanguarda paulistana -e é isso mesmo que a banda é, mesmo quando se desata na voz potente de Andreia Dias.
A presença de Itamar Assumpção (1949-2003) sobrevoa cada linha de um CD que persegue a vanguarda em arranjos e letras por vezes concretistas. Além da poesia, as meninas tendem ao protesto. Fazem-no xingando o arrivismo musical ou protestando contra o protesto anacrônico dos anos 60 (em "Protesto Pessoal").
Nessa última, a letrista Iara Rennó investe no psicanalítico e parece mirar a testa dos pais simbólicos da DonaZica, Itamar à frente: "Acorda, tira essa corda do pescoço/ (...) sempre a mesma conversa de que tá tudo errado/ que a sociedade não presta/ acredite, a sociedade começa na sua testa".
O grupo é inovador nesse tipo de mirada, do tipo "com licença, eu vou à luta", que é tudo de que o pop novo do Brasil anda precisando. Mas enfrenta a contradição de, musicalmente, às vezes nos transportar a alguma noitada de 1980 no teatro Lira Paulistana.
Se a tradição modernista é buscada pela DonaZica, por outro ângulo a Comadre Fulozinha pesquisa a tradição nos valores de maracatu e coco. Em "Tocar na Banda", o núcleo do grupo feminino é comprimido nas figuras de Isaar de França e Karina Buhr. Marcado no tom percussivo, o CD reveste de rituais rítmicos canções de Erasto Vasconcelos e Adoniran Barbosa. Mesmo em meio a tanta tradição, cabem no repertório oito temas próprios, despretensiosos e eficazes.
Ata-se o nó essencial que une as diferenças imensas entre Comadre Fulozinha e DonaZica: as mulheres estão se atirando, estão compondo, estão inserindo seu protesto pessoal na tradição muito masculina da música popular brasileira. O futuro espreita.


Composição
   
Grupo: DonaZica
Lançamento: independente
Quanto: R$ 28, em média



Tocar na Banda
   
Grupo: Comadre Fulozinha
Lançamento: YB Music
Quanto: R$ 28, em média




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