São Paulo, sexta-feira, 01 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Jesus - A História do Nascimento"

Com excesso de música, filme lembra os antigos e ortodoxos épicos religiosos

SÉRGIO RIZZO
CRÍTICO DA FOLHA

É provável que o compositor canadense Mychael Danna (em cartaz com "Pequena Miss Sunshine") nunca tenha trabalhado tanto quanto em "Jesus - A História do Nascimento".
Do início ao fim, sem descanso, as imagens são acompanhadas por música - religiosamente solene, quase "oficial", como se a diretora Catherine Hardwicke ("Aos Treze") quisesse realçar o aspecto transcendental dos acontecimentos.
Jesus está no título brasileiro, mas os protagonistas são Maria (a australiana Keisha Castle-Hughes, de "Encantadora de Baleias") e José (Oscar Isaac) no período que antecede o nascimento do "rei dos reis".
A narrativa lembra um "filme de estrada": o casal vai de Nazaré a Belém, passando por Jerusalém, e depois para o Egito. Em paralelo, o rei Herodes (Ciarán Hinds, de "Munique") encarna a vilania, e os três reis magos buscam a estrela.
Não há surpresas, já que o roteiro de Mike Rich ("Encontrando Forrester") se baseia com fidelidade no texto bíblico.
Interessa mais a maneira de recriar a história, que se atém a um registro "puro" e ingênuo.
Até os vilões são caracterizados com moderação, como se o filme também os perdoasse porque não sabiam o que faziam. Na iconografia cristã vista no cinema, o parentesco (distante) é com os ortodoxos épicos religiosos de Hollywood. É bem verdade, entretanto, que o naturalismo da ambientação e das interpretações contraria o esforço reiterativo da trilha: é de gente simples, ainda que em circunstâncias extraordinárias, que se fala.


JESUS - A HISTÓRIA DO NASCIMENTO   
Direção: Catherine Hardwicke
Produção: EUA, 2006
Com: Keisha Castle-Hughes
Quando: a partir de hoje nos cines Villa-Lobos, West Plaza e circuito


Texto Anterior: Em "Jesus", conflito gira em torno de Maria
Próximo Texto: Festival de Sundance escala brasileiros
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.