São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

APRENDENDO A VIVER
Bandeirantes, 13h. (Le Grand Chemin). França, 1987, 102 min. Direção: Jean-Loup Hubert. Com Anemone, Richard Bohringer, Antoine Hubert. Após a separação dos pais, menino de 9 anos vai viver com um casal numa aldeia da Bretanha, e torna-se testemunha e parte das desavenças entre os dois.
²
O MESTRE DOS
BRINQUEDOS 5
SBT, 13h50.
(Puppetmaster V). EUA, 1994. Direção: Jeff Burr. Com Gordon Currie, Chandra West. Os bonecos do mestre Toulon agora são atacados por monstros. Terror.
²
O SEGREDO DO FANTASMA
Globo, 15h40.
(Charlie's Ghost). EUA, 1994, 89 min. Direção: Anthony Edwards. Com Cheech Marin, Trenton Knight, Anthony Edwards. Garoto descobre ossada de um velho conquistador, Coronado. E o fantasma de Coronado (Marin) o encontra. Será o início de uma bela amizade, em comédia infantil baseada em Mark Twain.

O EXPRESSO MACABRO
CNT/Gazeta, 21h30.
(The Sleeping Car). EUA, 1989, 85 min. Direção: Douglas Curtis. Com David Naghton, Judie Aronson, Kevin McCarthy. Jornalista e amigos enfrentam fantasma (com força do mal atrelada) que assombra o vagão de um trem desativado onde decidiu viver. Pouco promissor.

SEM LEI E SEM ALMA
Bandeirantes, 21h40.
(Gunfight at the O.K. Corral). EUA, 1957, 120 min. Direção: John Sturges. Com Burt Lancaster, Kirk Douglas, Rhonda Fleming. Refilmagem de "My Darling Clementine", de John Ford, com tintas menos românticas. Em linhas gerais, retoma-se o confronto entre Wyatt Earp (Lancaster) e Doc Holliday (Douglas) contra os Clanton. A dureza dos homens equivale à rudeza da direção de Sturges, num faroeste ainda assim bem acima da média.
²
INTERCINE 1
Globo, 0h35.
O espectador escolhe entre "Meu Irmão, Minha Vida" (1995, de Glenn Jordan, com John Lithgow, Ellen Burstyn) e "Pesadelo no Ártico" (Canadá, 1993, de Mark Sobel, com Richard Chamberlain, Catherine Mary Stewart).

A OLHO NU
Bandeirantes, 2h15.
(The Naked Truth). EUA, 1991, 103 min. Direção: Nico Mastorakis. Com Roberto Caso, Courtney Gibbs, Herb Edelman. Dois jovens que se dirigem a Hollywood, em busca de fama e riqueza, envolvem-se com um concurso de beleza que, na verdade, é a fachada de uma rede de narcotráfico. Sair do embrulho será a prioridade dos jovens.
²
INTERCINE 2
Globo, 2h40.
A segunda disputa do dia se dá entre "Um Assassino na Família" (1983, de Richard T. Heffron, com Robert Mitchum, James Spader) e "O Brilho da Estela" (1993, de Michael Miller, com Jennie Garth, Craig Berko).


TV PAGA
Montagem e traição

da Redação

Ironias do destino: o grande teórico (e prático, evidente) da montagem, Eisenstein, nunca pôde montar "Que Viva México!" (Cinemax, 15h30), filme incompleto por desavenças na produção.
Depois de sua morte, em 1948, o material bruto passou por diversas montagens. Não se sabe qual vai ser apresentada. Seja qual for, espera-se que a TV possa dar conta da beleza quase escandalosa das imagens. A rigor, é o que restou do filme.
Quanto à prática de montar filmes inacabados, talvez o melhor fosse seguir o conselho de Jean-Luc Godard. Em vez de cortar (e distorcer) o material, emenda-se uma ponta na outra, exibe-se a matéria bruta e deixa-se ao espectador as conclusões. (IA)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.