São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Politicamente Incorreto


PAULO VIEIRA
especial para a Folha

LL Cool J com Dr. Dre, Method Man com KRS-One e Prodigy, Canibus com Youssou N'Dour, e outras combinações bastante pouco prováveis. É corrente nas trilhas de rap a mobilização de um conjunto enorme de artistas, mas geralmente pertencentes a um mesmo selo (até porque cinema é um dos veículos de promoção mais frequentes do jogo).
Não é o caso neste "Politicamente Correto" ("Bulworth"), a comédia sobre bastidores de campanha política de Warren Beatty ("Dick Tracy"), ainda inédita no Brasil. É filme mesmo de cineasta, não exatamente para promoção de rapper.
A junção de nomes tão luminares da cena, alguns desafetos figadais como LL e Canibus -em faixas distintas, é bom que se diga-, não significou, contudo, um grande disco de rap.
Há, é verdade, grandes momentos, como "The Chase", de RZA, o chefão do Wu-Tang, com seu jeito de rimar percussivo e claustrofóbico; "Maniac in the Brainiac", por Ice Cube -que retornou ao jogo este ano com um elogiado álbum-; Dr. Dre voltando às atmosferas "old school" de tempos imemoriais na cadenciada "Zoom". Mais aquilo que a gente já podia esperar de Public Enemy e de B Real, do Cypress Hill, e é tudo. As combinações exóticas, como N'Dour e Canibus, não funcionam.
² Mensagem
Rap é mensagem, e, ao menos nesse quesito, a coisa anda bem. Politização, e nem poderia ser diferente em se tratando de material produzido para uma comédia política, toma lugar do chauvinismo -padrão do meio. Há também voz às minorias, como o fraquinho rap feminista "Bitches Are Hustlers Too", por D-Fyne.
A destacar, por fim, a presença do megassucesso "Ghetto Supastar (That is What You Are)", por Pras (Fugees), Ol'Dirty Bastard e Mya, e uma apropriação sem-vergonha de "Le Freak" de fazer Nile Rodgers se virar no sarcófago.
²
Trilha: Politicamente Incorreto
Artistas: RZA, B Real, LL Cool J e outros Lançamento: Universal Music Quanto: R$ 18 (em média)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.