São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2001

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CINEMA/ESTRÉIA

CURTA PETROBRAS ÀS SEIS

Programa exibe cinematografia irregular de Recife


JOSÉ GERALDO COUTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS



Quatro curtas pernambucanos recentes compõem o programa "Curta Recife", que o Espaço Unibanco exibe gratuitamente de hoje ao dia 22, às 18h.
O mais conhecido dos quatro é "Recife de Dentro pra Fora" (1997), de Kátia Mesel, inspirado no poema "O Cão sem Plumas", de João Cabral de Melo Neto.
É quase um ovo de Colombo: os versos são lidos ou cantados (por Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Elba Ramalho) em "off", enquanto a câmera percorre o rio Capibaribe e suas margens de mangue, lixo, casarões coloniais, mocambos. Graças à hábil montagem, à eloquência das imagens e à força extraordinária do poema, o resultado é contundente.
Mais modesta, mas igualmente bem resolvida, é a pequena fábula "Cachaça" (1995), de Adelina Pontual. Num botequim, um vendedor de bilhetes de loteria é desafiado por um desconhecido a uma aposta: quem consegue beber mais cachaça sem cair?
Com diálogos enxutos e uma mise-en-scène precisa, cria-se uma situação intrigante que equilibra o cômico e o trágico.
Já "Texas Hotel" (1999), de Cláudio Assis, tem o mérito da grande ambição, mas lhe faltam o senso de medida e a delicadeza.
A caracterização grosseira dos seres que habitam um hotel de última categoria contrasta com o barroquismo da composição: complexos movimentos de câmera, uso de lentes distorcedoras, cores berrantes, enquadramentos extravagantes. Em vez de buscar a humanidade dos personagens, o filme se compraz em ressaltar o que eles têm de bizarro.
Um homem se masturba diante de uma mulher que se contorce nua na cama, uma senhora escancara a vagina enquanto usa uma máscara de oxigênio, um homem guarda no quarto um caixão de defunto. Em algum lugar, estripa-se uma cabra.
É difícil perceber o sentido desse circo de extravagâncias.
Em "O Velho, o Mar e o Lago" (2000), de Camilo Cavalcante, um homem traumatizado pela guerra vive sozinho junto a um farol. Ao receber uma carta de uma mulher de uma ilha próxima, desperta de novo para a vida.
O virtuosismo estético (fotografia em preto-e-branco granulado e em alto contraste) é prejudicado pelo excesso de explicações. Ainda assim, um belo filme.



Curta Recife: O Recife de Dentro pra Fora, de Kátia Mesel; Texas Hotel, de Cláudio Assis; Cachaça, de Adelina Pontual; e O Velho, o Mar e o Lago, de Camilo Cavalcante
   
Quando: a partir de hoje no Unibanco, às 18h; até 22/2
Quanto: entrada gratuita




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