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CINEMA/ESTRÉIA
CURTA PETROBRAS ÀS SEIS
Programa exibe cinematografia irregular de Recife
JOSÉ GERALDO COUTO
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS
Quatro curtas pernambucanos recentes compõem
o programa "Curta Recife", que o
Espaço Unibanco exibe gratuitamente de hoje ao dia 22, às 18h.
O mais conhecido dos quatro é
"Recife de Dentro pra Fora"
(1997), de Kátia Mesel, inspirado
no poema "O Cão sem Plumas",
de João Cabral de Melo Neto.
É quase um ovo de Colombo: os
versos são lidos ou cantados (por
Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e
Elba Ramalho) em "off", enquanto a câmera percorre o rio Capibaribe e suas margens de mangue,
lixo, casarões coloniais, mocambos. Graças à hábil montagem, à
eloquência das imagens e à força
extraordinária do poema, o resultado é contundente.
Mais modesta, mas igualmente
bem resolvida, é a pequena fábula
"Cachaça" (1995), de Adelina
Pontual. Num botequim, um vendedor de bilhetes de loteria é desafiado por um desconhecido a
uma aposta: quem consegue beber mais cachaça sem cair?
Com diálogos enxutos e uma
mise-en-scène precisa, cria-se
uma situação intrigante que equilibra o cômico e o trágico.
Já "Texas Hotel" (1999), de
Cláudio Assis, tem o mérito da
grande ambição, mas lhe faltam o
senso de medida e a delicadeza.
A caracterização grosseira dos
seres que habitam um hotel de última categoria contrasta com o
barroquismo da composição:
complexos movimentos de câmera, uso de lentes distorcedoras,
cores berrantes, enquadramentos
extravagantes. Em vez de buscar a
humanidade dos personagens, o
filme se compraz em ressaltar o
que eles têm de bizarro.
Um homem se masturba diante
de uma mulher que se contorce
nua na cama, uma senhora escancara a vagina enquanto usa uma
máscara de oxigênio, um homem
guarda no quarto um caixão de
defunto. Em algum lugar, estripa-se uma cabra.
É difícil perceber o sentido desse
circo de extravagâncias.
Em "O Velho, o Mar e o Lago"
(2000), de Camilo Cavalcante, um
homem traumatizado pela guerra
vive sozinho junto a um farol. Ao
receber uma carta de uma mulher
de uma ilha próxima, desperta de
novo para a vida.
O virtuosismo estético (fotografia em preto-e-branco granulado
e em alto contraste) é prejudicado
pelo excesso de explicações. Ainda assim, um belo filme.
Curta Recife: O Recife de Dentro
pra Fora, de Kátia Mesel; Texas
Hotel, de Cláudio Assis; Cachaça,
de Adelina Pontual; e O Velho, o
Mar e o Lago, de Camilo
Cavalcante
Quando: a partir de hoje no Unibanco,
às 18h; até 22/2
Quanto: entrada gratuita
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