São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VÍDEO/LANÇAMENTO

"Celebridades" é um dos filmes mais recorrentes de Woody Allen

ESPECIAL PARA A FOLHA

Woody Allen sempre teve um talento especial para criar o próprio mito e tornou-se tão bem-sucedido nesse campo que, ultimamente, tem se dado ao luxo de nos fornecer apenas reproduções de seu célebre personagem, por meio de outros atores (Kenneth Branagh é, nesse sentido, uma das versões menos afetadas de Allen).
Se Allen é hoje um dos cineastas mais produtivos e independentes do cenário cinematográfico americano, é porque se tornou uma tal celebridade que é capaz de fazer qualquer estrela hollywoodiana se humilhar para participar de um filme seu. É o caso da cruel auto-ironia, ao velho estilo "Sunset Boulevard", dos personagens de Melanie Griffith e Leonardo DiCaprio em "Celebridades".
De tal sorte que o único álibi que encontramos para o fato de Allen dar-se o direito de criticar a dita "sociedade de espetáculo", na qual sempre se inseriu perfeitamente, é a própria auto-ironia que reserva a si pelo personagem alter ego encarnado por Branagh, sempre atrás de um astro para conseguir vender o seu roteiro.
Evidenciando sua cumplicidade com o sistema, Allen pode denunciar abertamente toda a pilantragem da nova horda de celebridades: do artista plástico picareta ao cirurgião plástico endeusado, da modelo orgástica ao senador corrupto, do milionário construtor à corretora de imóveis dos famosos, do astro hollywoodiano tigrão ao crítico de cinema que passou a gostar de todos os filmes depois de se casar com uma gostosa. No fundo, Allen só queria aproveitar um pouco mais toda essa orgia que ele acha que rola nos bastidores da "sociedade de espetáculo".
A idéia de retratar essa sociedade pelo prisma dos bastidores de um programa de TV vem de "Ginger e Fred". Allen também rouba de Fellini o seu próprio personagem alter ego: em suas aventuras, ele remete a "La Dolce Vita" e, em sua crise, a "Fellini 8 e 1/2". E, enquanto Judy Davis retoma, em tom ainda mais histérico, as cenas de "Maridos e Esposas", o fotógrafo Sven Nykvist demonstra mais uma vez toda a incomparável suavidade de suas panorâmicas (consagradas nos filmes de Bergman).
"Celebridades" é um dos filmes mais recorrentes de Woody Allen, mas são essas pequenas variações que fazem, afinal, sua fama de autor. (TIAGO MATA MACHADO)



Celebridades
Celebrity

   
Direção: Woody Allen
Produção: EUA, 1998
Com: Leonardo DiCaprio, Charlize Theron, Melanie Griffith, Kenneth Branagh
Distribuidora: Europa Filmes




Texto Anterior: Abertura política resgata musicais, diz diretor
Próximo Texto: Gastronomia: Crista de galinha pode ser uma delícia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.