São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÁDIO

Livro analisa rádio sob perspectiva racial

MARCELO VALLETTA
DA REDAÇÃO

A Edusp (Editora da Universidade de São Paulo, tel. 0/xx/11/ 3818-4008) está relançando "Cor, Profissão e Mobilidade: O Negro e o Rádio de São Paulo" (R$29, 280 págs.), tese de doutoramento do sociólogo e antropólogo João Baptista Borges Pereira, publicada originalmente em 1967. Além de abordar a questão do preconceito racial na sociedade brasileira, o livro apresenta a história do rádio em São Paulo -algumas emissoras do Rio de Janeiro também aparecem-, principalmente entre as décadas de 20 e 50. Mostra também como o mercado publicitário rapidamente se aproveitou da nova mídia, deixando em segundo plano a meta inicial de usar o veículo para fins estritamente educacionais. Outro destaque interessante da obra são os depoimentos de alguns dos pioneiros do samba no Rio de Janeiro da década de 10 do século passado, mostrando como o gênero foi perseguido no início, para depois ser alçado a uma posição de destaque na música popular brasileira, em grande parte graças à influência das estações de rádio.

Estréia neste domingo, à meia-noite, na Cultura FM (103,3 MHz), o programa "Veredas", que enfoca a música popular brasileira em suas formas mais tradicionais. No programa de estréia, serão apresentadas gravações de temas folclóricos retiradas das coleções de discos "Música do Brasil", lançada no ano passado, e "Missão de Pesquisas Folclóricas", de 1938. Além de música folclórica tradicional, o programa deste domingo traz também novos grupos de Pernambuco, como Comadre Florzinha e Mestre Ambrósio, e até uma faixa do disco "São Paulo Confessions", do produtor iugoslavo Mitar Subotic, o Suba, morto em um incêndio em 1999.

Na Internet: Em www.thaicast.com/radio você pode escutar a emissora tailandesa No Problem 88 FM. Como o nome indica, a rádio toca pop tranquilo.

E-mail: valletta@folhasp.com.br


Texto Anterior: Austeridade é a marca da nova coleção Prada
Próximo Texto: Carlos Heitor Cony: Alegria, alegria, a camisa-reclame e o fardão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.