São Paulo, sexta-feira, 02 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ERIKA PALOMINO

BRASILEIROS ARRASAM NA CENA CLUB GLOBAL

E depois do caminho desbravado por Marky e Patife, o talento dos DJs brasileiros entra de vez no circuito global da música eletrônica. O importante festival espanhol Sónar, que acontece em 17, 18 e 19 de junho em Barcelona, vem cheio de brasileiros, com o projeto Eletronika Brasil, em que se apresentam o produtor Nego Moçambique, o inigualável DJ Marlboro e o coletivo de hip hop Instituto. E o próprio Patife também toca na programação oficial do evento, que conta ainda com os live acts da cantora Dani Siciliano (de quem falei aqui na semana passada), Richie Hawtin versus Ricardo Villalobos (já ouviu? ele é tudo) e Massive Attack mais Carl Cox, DJ Hell e Richard X, representando o novo pop. Tipo incrível essa programação. Renato Cohen, sucesso brasileiro nos charts de todo DJ de tecno importante, está em uma turnê pelo Japão, onde roda por três semanas. Mau Mau também está fora. No último domingo embarcou para a Europa e toca em quatro edições da festa Open House em Paris, onde ele é residente desde 2002 (a primeira noite desta estação celebrou o esperado lançamento do filme "Cidade de Deus" na cidade). Mau Mau ainda toca em Nice, Aix-em-Provence, Bordeaux e depois segue para Frankfurt, onde se apresenta com o supertop Jeff Mills no clube U60. Pesa, Mau!

palomino@uol.com.br


Colaborou Camila Yahn, free-lance para a Folha

CONFIRMOU: LUZ AGORA É TENDÊNCIA
Está todo mundo comentando a mostra "Iluminar", na Faap. É um passeio sensorial pelo mundo das luminárias e efeitos de luz, de 1920 até aqui. Fernando e Humberto Campana assinam a cenografia; o top alemão Ingo Maurer responde pelas instalações e é também o maior destaque da mostra, que levou cinco anos para se concretizar e feita especialmente para o espaço daqui (a exposição vai até 2/5).
É uma delícia passear pelos trabalhos de artistas como Man Ray, Phillipe Starck e Verner Panton. Artistas como Gaetano Pesce, Ron Arad e Pierre Chareau são representados por obras raras e únicas. Ao todo, são 250 luminárias vindas de coleções particulares e museus importantes. "Deu um supermedo no início pois são muitas peças e não pode aparecer nenhuma fiação", diz o designer.
Para solucionar o problema, eles contaram com o apoio técnico do arquiteto Pedro Mendes da Rocha. Em recente entrevista, Ingo Maurer destaca o poder e a influência da luz no nosso dia-a-dia, como uma simples iluminação pode modificar para o bem (e para o mal) nossas casas e ambiente de trabalho.
Confirmou. Depois da decoração e da arquitetura, o hype agora é da luz. Também tem uma exposição rolando no Victoria and Albert Museum, em Londres, a "Brilliant", em que nove designers exploram o efeito da luz em instalações. Eles brincam com sombra e projeções e usam novos materiais e tecnologias para mostrar como a iluminação pode dar forma e vida ao espaço. Os objetos ganham temas segundo os atuais destaques do design: forma, experimentação, produção e manuseio. A lâmpada em si surge como tendência de iluminação nas duas mostras, assim como os efeitos produzidos pela fibra ótica e pelos leds. A exposição no V&A fica em cartaz até 25/4.

GISELLE NASSER DOMINA OSCAR FREIRE
Que Giselle Nasser é uma das mais talentosas estilistas da nova geração, isso não é novidade. A grande dúvida ficava por conta de onde encontrar as peças femininas e pessoais da criadora. Pois agora, a partir de 20 de abril, Giselle vai vender nas lojas Clube Chocolate de São Paulo (na Oscar Freire) e Rio de Janeiro. Giselle também está desenhando para a Acqua, outro endereço na Oscar Freire, 913, já assinando a coleção de inverno da marca. "Estou contente por ver como as pessoas estão reagindo ao meu trabalho", diz a estilista, que chegou a ficar uma temporada de fora do mercado e já voltou a desfilar no Amni Hot Spot, em processo de reestruturação. "É um momento muito especial", comemora.

CHRIS CUNNINGHAM NO BRASIL?
Os fãs já podem se animar. Uma retrospectiva com o melhor do diretor Chris Cunningham (e quem sabe até o próprio) vem para o Brasil no segundo semestre. Você pode ter uma prévia do trabalho de Chris no DVD da série "Director's Cut", que traz uma série de vídeos como o "Frozen", da Madonna, "Only You", do Portishead, o histórico "Come to Daddy", do Aphex Twin, e o absurdo "All Is Full of Love", em que Björk é um robô, com incrível "making of" e entrevistas.

www.erikapalomino.com.br

TEM DJ HYPE HOJE NO D-EDGE
E hoje o DJ e produtor francês Ludovic Llorca toca no D-Edge. Ele é considerado o soulman do selo F-Communication, de Laurent Garnier. Llorca, que assina as trilhas para o hypado masculino da Dior, vem para uma série de apresentações no Brasil, a começar pela Fnac da avenida Paulista, 901, em apresentação gratuita às 19h. Depois ele se joga na noite Freak Chic do D-Edge, que comemora aniversário de um ano, domingo em BH e segunda no Zero Zero, no Rio. Ouça faixas no site www.erikapalomino.com.br. Um bom warm-up pode ser a nova noite Destaque, ali ao lado, no Pix (em frente à Faap), de Dudu Bertholini e Cacá Ribeiro, com o próprio staff se revezando no som. Vai ser engraçado.

na noite ilustrada...
Nesta sexta a dupla Luca Lauri e Liana Padilha estréiam nova noite na Disco, a Sex Cabaret, com Missy Ebony na porta; o convidado do Na Mata é o inglês Jay Hannan, um dos criadores da noite londrina Lazy Dog; na Technova no Lov.e tocam os DJs Spicee e Erik Caramelo mais o live act de Philip Braunstein; no Ampgalaxytem a noite Hairy Wax com a DJ Ana Flavia e show dos projetos 2Yummy e Tchuaks; o top clubber Johnny Luxo toca na Disco Fever. E sábado tem mais uma animada Max, no Executivo, com Edu Corelli e show da Bianca Exótica. O traje da noite é beleza, sofisticação e inteligência; no Ampgalaxy tem som do projeto Deluxe, do DJ Will Robson; na Torre rola a terceira edição da noite Agora É Moda, com o jornalista Pedro Alexandre Sanches, Cris Naumovs e Marcus Preto; Spavieri toca na Hype my Ass, no Black Box


Texto Anterior: "Scooby Doo 2 - Monstros à Solta": Seqüência de versão alongada perde charme e graça do desenho
Próximo Texto: Música/lançamento - "Nightfreak and the Sons of Becker": The Coral mistura tudo e alcança som inclassificável
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.