|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
MÚSICA
Evento acontece entre 2 e 17 de julho
Brasileiro faz cartaz de Montreux Jazz
CARLOS CALADO
especial para a Folha
Milton Nascimento, Ney Matogrosso, Chico César, Elba Ramalho
e Araketu. Esse será o elenco básico das noites brasileiras do 33º
Montreux Jazz Festival, que vai
acontecer de 2 a 17 de julho.
O festival suíço -um dos mais
badalados eventos musicais do gênero- também decidiu, neste
ano, entregar parte de seu marketing visual a um brasileiro. Convidou Romero Britto, pintor pernambucano radicado em Miami, a
criar o cartaz desta edição.
A carreira internacional de Britto
decolou em 1989, quando ele passou a integrar o time de criação da
vodca Absolut. Desde então já fez
trabalhos para empresas como
Disney, Pepsi e Apple.
"Meu mote é fazer arte acessível a
todos", disse o brasileiro, ao comentar seu projeto para o festival.
O cartaz segue o estilo comum à
obra de Britto, que ele mesmo rotula de "neocubismo pop".
A programação completa de
Montreux sai até o final do mês,
mas o festival já revelou, extra-oficialmente, os nomes de duas atrações da área pop: a banda norte-americana R.E.M. e a cantora canadense Alanis Morissette.
Na setor mais jazzístico, estão
agendados o guitarrista Pat Metheny, o cantor Kevin Mahogany, o
pianista Brad Mehldau, o tecladista George Duke e os saxofonistas
David Sanborn, Kenny Garrett,
Boney James e Mark Turner.
Uma noite especial vai comemorar o centenário de nascimento do
compositor Duke Ellington.
Outra novidade da próxima edição é um concurso para novos pianistas de jazz, organizado pela fundação que produz o festival. O público poderá acompanhar as semifinais e finais, que acontecerão entre 12 e 16 de julho, com entrada
franca.
Texto Anterior: Debate: Platéia questiona título Próximo Texto: Gastronomia: Bacalhau fica mais salgado nesta Páscoa Índice
|