São Paulo, terça, 2 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Dez trabalhos brasileiros foram selecionados; entre os convidados, estão Curtis Hanson e Vondie Curtis-Hall
Sundance faz laboratório de roteiros no Rio

CRISTINA GRILLO
da Sucursal do Rio

A partir de quinta-feira, roteiristas brasileiros vão discutir seus trabalhos com consultores indicados pelo Sundance Institute -criado por Robert Redford e responsável pelo Festival de Cinema de Sundance.
Dez roteiros, entre 141 inscritos, foram selecionados para participar do Laboratório de Roteiro Sundance/RioFilme. O laboratório acontece até o dia 8 em um hotel-fazenda em Barra do Piraí (a 122 km do Rio).
A expectativa dos selecionados é aproveitar um pouco o "efeito "Central do Brasil"'. O roteiro do filme de Walter Salles foi o vencedor do Prêmio Sundance de Roteiro em 1996. Este ano, ganhou os prêmios de melhor filme e melhor atriz (Fernanda Montenegro) do Festival de Berlim.
"Ser selecionado para um laboratório promovido por Sundance pode facilitar na hora da obtenção de patrocínio", diz o diretor Maurício de Oliveira, autor do roteiro "Rapina - O Filme", adaptação do romance de Ivan Sant'Anna.
Para participar do laboratório, virão ao Brasil Curtis Hanson, diretor e co-roteirista de "Los Angeles, Cidade Proibida", Vondie Curtis-Hall, diretor e roteirista de "Gridlock'd", e Rebecca Yeldham, diretora-adjunta para Projetos Especiais do Programa Internacional do Sundance Institute e responsável pela seleção de documentários, longas e filmes estrangeiros do festival do instituto.
Há ainda a participação, como orientadores do laboratório, de diretores e roteiristas brasileiros como Antonio Carlos Fontoura, João Emanuel Carneiro (de "Central do Brasil"), Denise Bandeira, Jorge Duran e Suzana Amaral.
Para os roteiristas selecionados, além da visibilidade, há outro aspecto importante: a possibilidade de uma discussão técnica.
"No Brasil, não existe uma tradição muito forte em termos de roteiro. Somos quase todos autodidatas", diz Elena Soarez.
Ela é autora de "Eu Tu Eles", filme já em fase de pré-produção e que terá Regina Casé no papel principal. "Quero fazer um filme para o grande público, e isso eles (os diretores e roteiristas convidados) sabem fazer", afirma Anna Muylaert, selecionada por "Durval Discos".
Foram selecionados ainda para o laboratório "Pau-Brasil", de Fernando Belens e Dinorah do Vale, "Só Por Uns Três Dias", de Isabela Moody, "Maleita", de Ivan Jaf, "O Silêncio da Chuva", de Murilo Salles, "O Mistério Fawcett", de Sérgio Sbragia, e "Latitude 9"', de Toni Venturi.
Alguns deles já estão em fase adiantada de pré-produção e captação de recursos, como "Eu Tu Eles" (provavelmente o primeiro a chegar às telas), "Rapina - O Filme"' e "Brava Gente Brasileira".



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.