São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
Obra explora ingredientes

da Redação

Um belo indício do crescente interesse pela gastronomia no Brasil é o crescimento desta fatia do mercado editorial, hoje uma das mais promissoras. No começo foram livros e livros de receitas, pouco a pouco ganhando também formato de livros de arte; depois começaram também a surgir os estudos teóricos e os ensaios; agora, prova cabal de maturidade, aparecem os livros de referência.
É o caso do "Pequeno Dicionário de Gastronomia", de Maria Lucia Gomensoro (editora Objetiva, 434 páginas, R$ 39). São perto de 3.700 verbetes percorrendo o mundo dos ingredientes, equipamentos e personagens da culinária e da mesa, acompanhados de comentários e explicações às vezes bem-humorados, às vezes curiosos, às vezes imprecisos, mas também, às vezes, bem detalhados. Às vezes debatendo-se com definições que ainda estão por ser feitas -vale então esta primeira tentativa. E tudo escrito em bom português, contrastando com as (poucas) obras de referência da área, sempre em línguas alienígenas.
Apresentado numa bela embalagem -o projeto gráfico de Victor Burton, que em nada lembra a sisudez de um dicionário-, é um livro para ter à mão. Na estante ou na cozinha. (JM)


Texto Anterior: Gastronomia - Nina Horta: Dezenove mangaritos
Próximo Texto: Mundo de Baco - Jorge Carrara: Virtudes e defeitos dos novos "premium" chilenos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.