São Paulo, Segunda-feira, 02 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasileiros vão ao País Basco

da enviada a Olinda

Miguel Arreche e Idoya Otegui, diretor e vice-diretora do Festival Internacional de Bonecos de Tolosa - País Basco, na Espanha, estiveram no encontro em Olinda e Recife para conhecer grupos brasileiros, já que a próxima edição do evento, a ser realizada entre 28 de novembro e 6 de dezembro, será dedicada ao país.
Há seis grupos brasileiros convidados a Tolosa: Caixa de Imagens, Truks, Sobrevento, Furunfunfum (SP), Animassonho e A Caixa do Elefante (RS) -que recebeu o convite durante o encontro, em Pernambuco. As pesquisadoras Magda Modesto e Ana Pessoa estão organizando uma exposição de teatro de bonecos brasileiros para levar ao evento.
O encontro de teatro de bonecos em Recife e Olinda contou ainda com a presença de representantes de 14 países, incluindo o Brasil, entre o comitê executivo da Unima (União Internacional de Marionete) e suas comissões de trabalhos: Finlândia, Bélgica, França, Índia, Canadá, Noruega, Romênia, Eslovênia, Polônia, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Argentina.
A Unima comemorou 70 anos e fez três reuniões fechadas. Segundo a finlandesa Sirppa Sivori-Asp, presidente da instituição, a reunião deliberou a pauta do próximo encontro, que será um congresso de quatro dias, a partir de 24 de junho de 2000, na cidade de Magdeburg, na Alemanha.
A reunião sobre a "Enciclopédia Internacional de Teatro de Bonecos", patrocinada pela Unesco, foi de acertos finais. Sua publicação está prevista para daqui a três anos. (MRC)


Texto Anterior: Teatro de bonecos: Encontro mostra produção irregular
Próximo Texto: Fernando Gabeira: A radical humanidade de frei Tito de Alencar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.