São Paulo, terça, 2 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Biografia de José Louzeiro sai neste mês

do enviado especial

O escritor José Louzeiro, 64, autor de "A Infância dos Mortos", livro que deu origem ao filme "Pixote" (80), de Hector Babenco, trabalha há oito anos no preparo da biografia de Elza Soares, "Cantando para Não Enlouquecer", que será lançada no final deste mês, pela editora Globo.
"Ela não é uma pessoa, é uma entidade. No palco, se transfigura, deixa o conjunto que a acompanha em polvorosa. Ela é uma pessoa triste, que quando canta transforma desespero em alegria", define Louzeiro.
O biógrafo filosofa sobre as razões da tristeza de Elza. "Pelo que pude apurar para o livro, Elza é campeã de tragédia. Nem Nelson Rodrigues ganhava dela. Elza teve uma vida desesperada, foi muito perseguida, por namorar homem casado, pela torcida do time do Garrincha, o Botafogo -diziam que ela prejudicou a carreira dele-, pelos inimigos de João Goulart, de quem era próxima."
Louzeiro diz que a cantora encontra mecanismos próprios de fugir das desgraças: "Ela tem uma doença que é uma forma de epilepsia, chamada ausência. Quando sofre alguma coisa muito grave, se isola, foge de tudo, não se lembra de nada".
Louzeiro diz que Elza sofreu dois grandes choques na vida: "Primeiro, quando ficou grávida de Garrincha, louca para lhe dar um filho homem, que ele não tinha. Já na maternidade, descobriu que ele tinha um filho ilegítimo. O segundo foi quando Garrinchinha morreu num acidente, aos nove anos de idade. Por isso ela foi embora do Brasil".
Louzeiro faz seu diagnóstico: "Toda a alegria que Elza ostenta é sua maquiagem, o jogo de uma boa atriz. Só a música a transfigura, os críticos são unânimes em afirmar que ela canta cada dia melhor, sem nunca perder o tom". (PAS)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Universo Online ou do detentor do copyright.