São Paulo, sábado, 02 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REPERCUSSÃO

ANDRÉ PASSOS, fotógrafo:
"Ele foi o primeiro fotógrafo que tirou a moda dos estúdios e a levou às ruas; influenciou 99% dos fotógrafos de moda."

BOB WOLFENSON, fotógrafo:
"O Avedon chegou a ser eleito o mais influente fotógrafo do século. Ao contrário dos fotógrafos de fotojornalismo, ele se inseria na realidade. Está para a fotografia como Fellini está para o cinema. Ao mesmo tempo, o trabalho tinha a tensão entre um extremo controle e uma espécie de promoção do instante, do acaso."

LUÍS CRISPINO, fotógrafo:
"Ele era "o" máximo, era "o" fotógrafo do século 20. O olhar dele era especial, arrancava de todos esses retratados coisas que só gênios conseguiriam."

MARCIO SIMNCH, fotógrafo:
"É um dos nomes que fizeram a fotografia ter uma força comercial, sem perder a força artística."

MARIO CRAVO NETO, fotógrafo:
"Um homem que circulou bastante em um terreno movediço, onde a notoriedade é feita da noite para o dia. Já vi coisas dele muito boas e outras que não valem nada. É preciso garimpar."

THOMAS FARKAS, fotógrafo:
"A maneira como ele enfrentou as pessoas é maravilhosa. Não vamos esquecer. As pessoas que ele vê, o rosto que ele pega... Não tem geometria, não tem artificialismo. É só o rosto e o gesto das pessoas."

TRIPOLLI, fotógrafo:
"Ele fez imagens memoráveis no pós-Guerra. É um dos maiores nomes da fotografia. Suas imagens vão ficar para sempre, pois ele fotografou pessoas importantes, principalmente nos EUA."

VÂNIA TOLEDO, fotógrafa:
"Ele era extremamente produtivo; tão glamouroso quanto conceitual. Tinha o olhar mais moderno e claro da fotografia."


Texto Anterior: Ilustrada: Morre aos 81 o fotógrafo Richard Avedon
Próximo Texto: Comentário: Suas lentes deram contorno à beleza e à atitude americana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.