São Paulo, quinta-feira, 02 de novembro de 2000 |
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"DEFESA SECRETA" Jacques Rivette volta ao grande complô, tema central de sua obra ESPECIAL PARA A FOLHA
Rivette de volta ao grande
complô. Em "Defesa Secreta", o cineasta revisita o tema central de sua obra. Ele, que gosta de
dizer que o verdadeiro tema de
um filme é o método sob o qual
foi realizado, sempre sustentou o
complô como concepção do cinema. Afinal, a tarefa de qualquer cineasta é unir a equipe de filmagem em torno de um pequeno
complô. Foi assim que Rivette
realizou, sem dinheiro, seu longa
de estréia "Paris nous Appartient"
(1960), uma das obras inaugurais
da nouvelle vague francesa, em
que ele reunia suas personagens
em torno de um inexplicável
complô. Uma remanência da
"política dos autores": afinal, esta
não fora senão um complô de jovens críticos de cinema (Rivette,
Godard, Rohmer e Truffaut) que
ambicionavam a cadeira do diretor. Não era à toa que André Bazin
chamava seus discípulos de "jovens turcos". Dentre eles, Rivette
não foi apenas o crítico mais brilhante, mas também o mais fiel
aos princípios do mestre. Defesa Secreta Secrete Défense Direção: Jacques Rivette Produção: França, 1998 Com: Sandrine Bonnaire, Jerzy Radziwilowicz, Grégoire Colin Quando: a partir de hoje no Top Cine Texto Anterior: Fama do diretor está em clipes e comerciais Próximo Texto: Artigo - Carlos Fuentes: O destino e o tipo de mulheres em que eu acredito Índice |
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