São Paulo, sábado, 02 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livros serão publicados no Brasil em 2003

DE PARIS

A editora Martins Fontes adquiriu não apenas os cursos de Roland Barthes no Collège de France, mas também os inéditos contidos nas "Obras Completas", lançadas na França.
Estes inéditos serão publicados no Brasil a partir do segundo semestre de 2003, organizados por temas, em cinco volumes, supervisionados pela crítica Leyla Perrone-Moisés.
Barthes foi bastante publicado no Brasil, mas sua obra carece de um plano de edição mais coeso. É o que a Martins Fontes vai tentar fazer nos próximos anos. Ela também comprou o direito de livros do ensaísta já publicados no país, que serão relançados.
"O Grau Zero da Escrita" já chegou às livrarias. No início de 2003, a Martins Fontes republica "Fragmentos do Discurso Amoroso" e "O Grão da Voz". Outra editora, a Ateliê, está relançando "Barthes por Ele Mesmo".
Barthes iniciou sua carreira ensaística influenciado por Marx e Brecht. Aderiu ao estruturalismo e tornou-se um dos mestres da semiologia -cujo método ele expandiu à análise de vários tipos de signos e discursos.


Texto Anterior: Novas estruturas para Barthes
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.