São Paulo, sexta-feira, 03 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Tudo de Mim" encena crise de relacionamento

PEDRO IVO DUBRA
DA REDAÇÃO

Quando foi comemorar na avenida Paulista a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição, o diretor Abílio Tavares, 40, viu uma faixa com o slogan "A esperança venceu o medo". Disse então à atriz Teuda Bara, do grupo Galpão, que estava com ele: "Tem tudo a ver com "Tudo de Mim'".
À época em fase de ensaios, a peça faz estréia hoje no Teatro Folha. Aborda a crise de um relacionamento conjugal, em que se contorna o término usual ao serem aceitas, sem receios, possibilidades e mudanças. Casa-se assim, também, com o espírito de expectativas típico de começo do ano.
"Existe na obra um desejo de lutar, que não elimina os problemas, mas em que se acredita na alternativa. Temos a tradição de tratar a relação amorosa com a predominância de uma certa celebração da impossibilidade de êxito. Neste caso, há uma outra perspectiva em relação a isso", diz Tavares, que é encenador do Tusp, do qual raras vezes se separa em seus projetos.
Texto de Emílio Boechat e Petrônio Gontijo, que atua no palco ao lado de Bianca Rinaldi, "Tudo de Mim" tem o casual como ponto de partida. Juliano, gerente de produto -extrato de tomate- de uma multinacional, aloja em casa, a pedido de uma amiga, Marcela, que chega de Londres, depois de um curso de moda. Transforma-se então o que era para ser uma curta hospedagem em paixão e em posteriores divergências e atritos.
"Demoramos nove meses para escrever, foi um parto, produzimos 40 tratamentos, versões", diz um dos autores, o ator Petrônio Gontijo, 34.
Toda a equipe fez, em diferentes momentos, casuloterapia, técnica desenvolvida pela psicoterapeuta Helena Martins que consiste na reclusão em um chalé por, no mínimo, três dias, para autoconhecimento e revisão de dificuldades.
Com cenografia e figurinos concebidos por Marco Lima e Leopoldo Pacheco, a peça tem trilha sonora composta por canções interpretadas por Cássia Eller, Nando Reis e Angela Ro Ro.
"Tudo de Mim" não está só na abertura da programação 2003 do espaço. Sobe ao palco amanhã, às 16h, "Circus - A Nova Tournée", da cia. A Cidade Muda.


TUDO DE MIM. Texto: Emílio Boechat e Petrônio Gontijo. Direção: Abílio Tavares. Com: Petrônio Gontijo e Bianca Rinaldi. Onde: Teatro Folha (shopping Pátio Higienópolis, av. Higienópolis, 618, piso 2, SP, tel. 0/xx/11/3823-2323). Quando: sex., às 21h, sáb., às 20h e às 22h, e dom., às 20h; até 23/2. Quanto: de R$ 25 a R$ 35. 90 min. Patrocinador: Volkswagen.


Texto Anterior: Segue impasse entre Oficina e Silvio Santos
Próximo Texto: Música/lançamentos: Apocalipse e caos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.