São Paulo, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COLEÇÃO FOLHA

CD também traz obras do norueguês Grieg

Encantos melódicos de "Carmen" são destaque no próximo volume

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Domingo, a Coleção Folha de Música Clássica traz as melodias de uma das mais conhecidas óperas de todos os tempos: "Carmen", do francês Georges Bizet.
Bizet escreveu música para piano e obras orquestrais, além de óperas como "Ivan 4º" e "Djamileh". Baseada na novela homônima de Merimée, "Carmen" foi seu maior sucesso.
As duas suítes da ópera trazem, sem a participação das vozes, alguns de seus temas mais conhecidos, como a "Habanera" e a "Seguidilla", danças de inspiração hispânica que, na versão original, são cantadas pela protagonista de "Carmen", uma cigana que seduz o soldado Don José.
Enquanto Bizet buscou a inspiração no calor mediterrâneo, Grieg, principal compositor norueguês, tinha a preocupação de retratar em música sua terra natal.
Autor de um famoso concerto para piano, da "Suíte Holberg" e da coletânea de obras para piano conhecidas como "Peças Líricas", foi em 1875 que Grieg criou a música para "Peer Gynt", do dramaturgo Henrik Ibsen. Designado como "Fausto do Norte", "Peer Gynt" narra as fantásticas viagens de seu protagonista, que deram a Grieg a oportunidade de escrever música de riqueza orquestral e rara felicidade melódica.


Texto Anterior: Sambalanço/"Sambaflex": Orlandivo põe o clube pra dançar
Próximo Texto: Clube: Já "clássico", D-Edge vai ficar maior
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.