São Paulo, quinta-feira, 03 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÚSICA

Em "Bambas & Biritas Vol. 1", ex-líder do Funk Como Le Gusta tem como parceiros Elza Soares, Seu Jorge e Black Alien

BiD lança CD solo com amigos e suingue

DAFNE SAMPAIO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Você talvez não saiba quem é BiD, ou Eduardo BiD, ou ainda Eduardo Bidlovski, mas é certo que já ouviu (e muito) o trabalho deste produtor, compositor e multiinstrumentista. Ele foi líder e um dos criadores do Funk Como Le Gusta. Produziu "Afrociberdelia", de Chico Science & Nação Zumbi, e "Por Pouco", do Mundo Livre S/A, dois dos melhores discos brasileiros da década de 90.
Entre tantas outras coisas, BiD foi compondo, tocando e arrumando parcerias até chegar ao ponto em que precisou segurar o microfone com as próprias mãos para se lançar em carreira solo. O resultado é "Bambas & Biritas Vol. 1", que finalmente chega ao Brasil depois de ter sido lançado em 2004 no Japão e na Europa.
"Venho fazendo esse disco há quatro anos, desde que nasceu meu filho, e foi nas lacunas dos trabalhos com o Funk Como Le Gusta, produções e trilhas. Foi um processo muito espontâneo e sem prazo. Não teve nada planejado, mas quando saí do Funk tinha esse disco para trabalhar", diz.
Passeando pelas músicas dá para se notar que as amizades de BiD são variadas e das melhores. Tem figuras clássicas da black music nacional como Marku Ribas ("Fora do Horário Comercial"), Carlos Dafé ("Saudades da Black Rio" e "Não Pára") e Elza Soares ("Mandingueira"), além da unanimidade atual em termos de suingue certeiro: Seu Jorge ("E Depois..."). Tem o rap paulistano de Rappin Hood e Funk Buia ("Maestro do Canão") e o rap carioca de Black Alien ("Na Noite se Resolve"). E ainda DJ Soul Slinger, André Abujamra, Fernandinho Beatbox, Arnaldo Antunes e Caju & Castanha, entre outros.
"Fiz todas as partes instrumentais do disco e fui chamando os parceiros de acordo com o que eu achava que as músicas pediam", diz. "Gosto dessas misturas de caras da antiga com gente nova, porque todo mundo sai ganhando. Eles se renovam, e a gente aprende muito com os feras."
Tudo isso para chegar no trava-línguas eletrônico "Roda Rodete Rodiano". Gravada em 1994, a música tem vocais de Chico Science em uma das raras gravações inéditas do mangueboy.
Uma prévia do disco saiu em dezembro de 2004 na forma de um compacto especial, com duas músicas ("Não Pára" e "Mandingueira") e dois remixes comandados por Marcelinho da Lua e o Instituto. O compacto trouxe também mídia interativa, as letras e o clipe de "Mandigueira", estrelado por Seu Jorge, Fernanda Lima e o próprio BiD. Tudo embalado de forma bacana e financeiramente acessível. "Essa história do compacto é muito bacana. Pena que no Brasil ninguém soube como vender esse produto."
Tanto no disco quanto no compacto nota-se que é possível ser inteligente e pop, suingado e crítico, lírico e malemolente. O recado está nas mensagens da secretária eletrônica do estúdio de BiD, colocadas depois da última faixa. Tem que viajar, viajar e viajar. Música serve para isso.


Bambas & Biritas Vol. 1
Artista:
BiD
Gravadora: MCD
Quanto: R$ 32, em média


Texto Anterior: Tentações
Próximo Texto: Skol Beats: Cohen fecha evento e Morillo toca por 3 horas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.