São Paulo, quinta, 3 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES INÁCIO ARAUJO

ASPEN, DINHEIRO E SEDUÇÃO
SBT, 13h50.
(Aspen Extreme). EUA, 1993, 117 min. Direção: Patrick Hasburgh. Com Paul Gross, Peter Berg, Finola Hughes. Os diferentes destinos de dois rapazes que vão tentar a vida na estação de esqui de Aspen, nos EUA: um torna-se bem-sucedido instrutor de esqui, curtindo dinheiro e mulheres. O outro se dá mal e acaba morrendo. Isso acaba em uma crise de consciência do sobrevivente. Filme escrito e dirigido por antigo instrutor de esqui, com muitas cenas do esporte.

UM GAROTO NA CORTE DO REI ARTHUR
Bandeirantes, 13h50.
(A Kid in King Arthur's Court). EUA, 1995, 89 min. Direção: Michael Gottlieb. Com Thomas Ian Nicholas, Joss Ackland, Art Malik. Durante um jogo de beisebol, menino é levado pelo mago Merlin até a época dos Cavaleiros da Távola Redonda, a fim de dar uma força ao rei Arthur. Ele introduzirá na Idade Média algumas invenções bem posteriores, como o CD e os chicletes. E daí?

CARA A CARA
Globo, 15h25.
(Sunset Park). EUA, 1996. Direção: Steve Gomer. Com Rhea Perlman, Fedro Starr, Carol Kane. Professora de segundo grau usa o basquete para melhorar a autoconfiança e, por extensão, o desempenho escolar de um grupo de alunos problemáticos. Mas, sobretudo, a garotada vai é se aproximando da conquista de um campeonato estudantil. Inédito.

NUNCA FALE COM ESTRANHOS
Bandeirantes, 22h20.
(Never Talk to Strangers). EUA, 1995, 86 min. Direção: Peter Hall. Com Antonio Banderas, Rebecca DeMornay, Dennis Miller. Psicóloga começa a namorar rapaz meio estranho. Depois, começa a receber ameaças de morte. Liga uma coisa à outra. Será Banderas, o namorado, um psicopata? Ou será psicopata o cara que escreveu semelhante argumento?

AMITYVILLE - UMA QUESTÃO DE HORA
Globo, 23h25.
(Amityville 1992 - It's About Time). EUA, 1992, 95 min. Direção: Tony Randel. Com Shawn Weatherly, Stephen Match. Sexto filme da série dedicada a Amityville, cidade onde tudo vira terror. Aqui, quem instaura o pesadelo é um relógio do século 15 com o poder de transformar seus proprietários. Inédito.

INTERCINE
Globo, 1h45.
O filme da hoje fica entre "Alguém para Amar" (1994, de Alexandre Rockwell, com Rosie Perez, Harvey Keitel, Anthony Quinn) e "Deadbolt - A Morte Está em Casa" (1991, de Douglas Jackson, com Justine Bateman, Adam Baldwin).

ARMADILHA SENSUAL
Bandeirantes, 2h25.
(Dream Trap). EUA, 1989, 92 min. Direção: Tom Logan/Hugh Parks. Com Kristy Swanson, Sasha Jenson. Rapaz sonhador imagina a garota perfeita. Não demora muito, encontra a garota perfeita, agora em versão carne e osso. Segue-se comédia.

A CORRIDA DA VINGANÇA
Globo, 3h45.
(The Heist). EUA, 1989, 97 min. Direção: Stuart Orme. Com Pierce Brosnan, Tom Skerritt, Wendy Hughes. Ao sair da cadeia, o ex-presidiário Brosnan tem a idéia fixa de vingar-se do antigo companheiro Skerritt, responsável por sua prisão. Fuça daqui, fuça dali, descobre que ele está envolvido com novos crimes. Feito para TV a cabo.

TV PAGA

O errado já teve ética

free-lance para a Folha

O policial, gênero constante na história do cinema americano, ganhou ânimo com "Operação França" (Fox, 22h).
William Friedkin lançou, à época (anos 70), tudo o que se tornaria cacoete no correr dos anos 80 e 90, com perseguições alucinantes pelas ruas de Nova York à caça de uma rede de narcotráfico internacional.
Mas, o que em 71 era tão germinal, tornou-se caótico hoje. Naquela época, tínhamos no cinema policiais como Gene Hackman, que usavam a simplicidade para quebrar os protocolos e chegar às últimas consequências, e vilões que optavam por uma "ética" (distorcida, mas ainda ética) cavalheiresca.
Hoje, o horror dos blockbuster acusam a brutalidade da marginalidade. (PSL)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.