São Paulo, quinta, 3 de setembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LIVRO
"Austregésilo de Athayde - O Século de um Liberal" descreve a trajetória do jornalista e ex- presidente da ABL
Biografia rastreia vida de Austregésilo

Reprodução
Em foto de 1929, o jornalista Austregésilo de Athayde, morto em 1993


RONI LIMA
da Sucursal do Rio

Presidente da ABL (Academia Brasileira de Letras) por 35 anos, até a sua morte, em 1993, o jornalista Austregésilo de Athayde volta hoje a ser homenageado, na sede da entidade, às 17h, com o lançamento de sua biografia.
Escrita por sua filha Laura Sandroni e pelo genro Cicero Sandroni, a biografia "Austregésilo de Athayde -O Século de um Liberal" revisita os principais momentos de sua vida de 94 anos.
Pernambucano, Athayde chegou a ser seminarista. Ao vir para o Rio, tornou-se jornalista e, embora tenha lançado oito livros, fez de seu trabalho na imprensa a marca de sua vida de intelectual.
Ao pesquisar muitos dos textos escritos por Athayde e passagens de sua vida, o também jornalista Cicero Sandroni disse ter ficado surpreso algumas vezes. Como no artigo publicado em 1945 no "Diário da Noite", em que Athayde define o seu liberalismo, algo um tanto distante dos ideais liberais pregados hoje em dia pelos adeptos da prevalência suprema do mercado.
"Sou um liberal democrata com tendência para a esquerda", escreveu, defendendo "a eliminação do capitalismo como exploração do trabalho humano" e o sonho de um mundo "com a igualdade social, política e econômica de todos os homens e de todos os povos".
Uma das marcas de Athayde, segundo seus biógrafos, foi sua defesa em favor da liberdade de imprensa e dos direitos humanos. Em 1948, integrante da delegação brasileira que participou da 3ª Assembléia Geral da ONU, em Paris, ajudou na redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.


Livro: Austregésilo de Athayde - O Século de um Liberal
Autores: Laura Sandroni e Cicero Sandroni
Lançamento: Agir
Quanto: R$ 45 (880 págs.)





Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.