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São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

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CRÍTICA

Busca por final feliz corrompe filme de assalto

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

Houve um tempo em que os "filmes de assalto" faziam crítica implacável à ganância humana, mas hoje o gênero parece ter sido definitivamente contaminado pela exigência do final feliz e do triunfo pessoal.
Foi assim em "Onze Homens e um Segredo", "remake" de Steven Soderbergh a partir do sucesso homônimo com Frank Sinatra, de 1960; é assim em "Uma Saída de Mestre", também "remake" de outro sucesso dos anos 1960, a produção inglesa "Golpe à Italiana", com Michael Caine, de 1969. Finais mais felizes, só em "Uma Linda Mulher" (1990).
A possibilidade de fracasso dos planos mirabolantes foi eliminada, mas ainda sobraram o suspense, a excitação com o proibido e as grandes perseguições de carro que fazem a graça dos "filmes de assalto".
Em "Uma Saída de Mestre", ao menos, tais elementos são tratados com razoável competência por F. Gary Gray (de "O Vingador").
Ainda que sua mise-en-scène seja bem menos engenhosa que a de Soderbergh em "Onze Homens e um Segredo", Gray sustenta o ritmo e coreografa boas perseguições de carro pelas ruas de Los Angeles (mesmo longes de se igualarem às sensacionais perseguições de "Viver e Morrer em Los Angeles", de William Friedkin, de 1985).
Muito pouco foi aproveitado do roteiro original de "Golpe à Italiana", e é bem verdade que no lugar do cinismo de Michael Caine está a sem-gracice de Mark Wahlberg como o herói Charlie.
Wahlberg, que não fez feio em "Boogie Nights" (1997) e "Três Reis" (1999), transforma seu personagem em um improvável assaltante-mauricinho, com um sorriso de bom moço estampado no rosto do começo ao fim.
Já Edward Norton, como seu rival Steve, resume-se a bater ponto como vilão da vez (ele mesmo chegou a admitir que fez o filme apenas por razões contratuais).
Detalhe compensado pela boa presença de figuras menos conhecidas, como Jason Statham (o piloto de carros Handsome Rob), Seth Green (o hacker Lyle), Mos Def (o especialista em explosivos Left Ear), além da exuberante Charlize Theron como a arrombadora de cofres Stella.
Todos fazendo personagens adoráveis e simpáticos, mas pelo menos maliciosos.
No fim, cada um dos felizes assaltantes realiza seu sonho de consumo e é assim que, nos novos "filmes de assalto", qualquer possibilidade de subversão está excluída, pois o fim (comprar muito) justifica todos os meios (roubar, também muito).


Uma Saída de Mestre
The Italian Job
  
Direção: F. Gary Gray
Produção: EUA, 2003
Com: Mark Wahlberg, Charlize Theron, Donald Sutherland e Edward Norton
Quando: a partir de hoje nos cines Anália Franco, Center Norte, Jardim Sul, Iguatemi, Pátio Higienópolis e circuito



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