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CRÍTICA
Busca por final feliz corrompe filme de assalto
PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA
Houve um tempo em que
os "filmes de assalto" faziam crítica implacável à ganância humana, mas hoje o gênero parece ter sido definitivamente contaminado pela exigência do final feliz e do triunfo
pessoal.
Foi assim em "Onze Homens
e um Segredo", "remake" de
Steven Soderbergh a partir do
sucesso homônimo com Frank
Sinatra, de 1960; é assim em
"Uma Saída de Mestre", também "remake" de outro sucesso dos anos 1960, a produção
inglesa "Golpe à Italiana", com
Michael Caine, de 1969. Finais
mais felizes, só em "Uma Linda
Mulher" (1990).
A possibilidade de fracasso
dos planos mirabolantes foi eliminada, mas ainda sobraram o
suspense, a excitação com o
proibido e as grandes perseguições de carro que fazem a graça
dos "filmes de assalto".
Em "Uma Saída de Mestre",
ao menos, tais elementos são
tratados com razoável competência por F. Gary Gray (de "O
Vingador").
Ainda que sua mise-en-scène
seja bem menos engenhosa
que a de Soderbergh em "Onze
Homens e um Segredo", Gray
sustenta o ritmo e coreografa
boas perseguições de carro pelas ruas de Los Angeles (mesmo longes de se igualarem às
sensacionais perseguições de
"Viver e Morrer em Los Angeles", de William Friedkin, de
1985).
Muito pouco foi aproveitado
do roteiro original de "Golpe à
Italiana", e é bem verdade que
no lugar do cinismo de Michael
Caine está a sem-gracice de
Mark Wahlberg como o herói
Charlie.
Wahlberg, que não fez feio
em "Boogie Nights" (1997) e
"Três Reis" (1999), transforma
seu personagem em um improvável assaltante-mauricinho, com um sorriso de bom
moço estampado no rosto do
começo ao fim.
Já Edward Norton, como seu
rival Steve, resume-se a bater
ponto como vilão da vez (ele
mesmo chegou a admitir que
fez o filme apenas por razões
contratuais).
Detalhe compensado pela
boa presença de figuras menos
conhecidas, como Jason Statham (o piloto de carros Handsome Rob), Seth Green (o hacker Lyle), Mos Def (o especialista em explosivos Left Ear),
além da exuberante Charlize
Theron como a arrombadora
de cofres Stella.
Todos fazendo personagens
adoráveis e simpáticos, mas pelo menos maliciosos.
No fim, cada um dos felizes
assaltantes realiza seu sonho de
consumo e é assim que, nos novos "filmes de assalto", qualquer possibilidade de subversão está excluída, pois o fim
(comprar muito) justifica todos os meios (roubar, também
muito).
Uma Saída de Mestre
The Italian Job
Direção: F. Gary Gray
Produção: EUA, 2003
Com: Mark Wahlberg, Charlize
Theron, Donald Sutherland e Edward
Norton
Quando: a partir de hoje nos cines
Anália Franco, Center Norte, Jardim
Sul, Iguatemi, Pátio Higienópolis e
circuito
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