São Paulo, sábado, 03 de novembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Autor faz livro "aos que não têm tudo claro"

DA REPORTAGEM LOCAL

Coincidindo com a vinda de Fernando Savater ao país, a editora Martins Fontes coloca nas prateleiras mais um dos volumes da "menina dos olhos" do pensamento contemporâneo espanhol.
Em "As Perguntas da Vida", Savater segue mais uma vez as pegadas que seu conterrâneo Ortega y Gasset (1883-1955) deixou na areia da filosofia: "Ela é idealmente o contrário da erudição".
Neste livro, que ele define como "iniciação elementar à reflexão filosófica", o intelectual espanhol envereda, portanto, por um caminho diferente do proposto por outros "batizados" filosóficos posteriores ao best-seller mundial "O Mundo de Sofia", do norueguês Jostein Gaarder.
Em vez de fazer um "catálogo de opiniões prestigiosas", um apanhado do que cada grande filósofo disse de relevante, o escritor (colaborador do caderno Mais!, da Folha ) discute as essências, e convoca o leitor a fazê-lo também. Morte, verdade, universo, liberdade, justiça, beleza, tempo. É em torno desses temas perenes que rodam "As Perguntas da Vida", livro escrito "aos que não têm tudo claro", como a dedicatória feita pelo escritor resume bem.
(CASSIANO ELEK MACHADO)


AS PERGUNTAS DA VIDA - de Fernando Savater. Editora: Martins Fontes. Quanto: preço não definido.



Texto Anterior: Palestra: Fernando Savater fala sobre ética, política e cultura
Próximo Texto: Feira internacional no México homenageia literatura brasileira
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.