São Paulo, Sexta-feira, 03 de Dezembro de 1999


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"13º ANDAR"
Muito além de "Matrix"

da Reportagem Local

"13º Andar" só tem um defeito: ter sido lançado depois de "Matrix". Assim, pega o público já preparado para uma trama baseada em mundos virtuais. Mas isso não impede a constatação: "13º Andar" é muito mais cinema, muito mais invenção.
O título tem origem no 13º andar de um prédio em Los Angeles, no escritório de uma poderosa empresa de software. Ali, o gênio Hannon Fuller (o veterano Armin Mueller-Stahl, sempre ótimo) desenvolve um programa de realidade virtual que simula a Los Angeles de 1937, em clima noir.
O filme começa com Fuller em seu mundo irreal, onde assume o papel de um magnata mulherengo. Mas ele sente que corre perigo e deixa nas mãos de um barman uma carta para ser entregue a Douglas Hall. De volta à realidade, Fuller marca um encontro com Hall, que é seu empregado de confiança. Mas o cientista é assassinado antes que o subordinado fale com o patrão.
Como o testamento de Fuller deixa a empresa para Hall, ele passa a ser o principal suspeito do crime. E surge em cena a filha do cientista, Jane, que tenta retomar o controle da firma. Hall descobre que seu chefe estava testando constantemente o programa de simulação e resolve entrar nele para descobrir alguma pista do assassino.
Nas idas e vindas entre mundo real e virtual, o espectador é levado numa trama envolvente, complexa, muito mais interessante do que os roteiros intelectualmente rasteiros que assolam Hollywood nos últimos anos.
Quem tem familiaridade com a literatura cyberpunk já desconfia, com razão, que o roteiro irá questionar qual é o mundo real e qual é o virtual, dúvida que também é o mote de "Matrix". Mas o livro "Simulacron 3", de Daniel Galouye, que dá origem a "13º Andar", é um primor de construção narrativa. O leitor (e, agora, o espectador) é surpreendido várias vezes.
Há uma pequena mudança no final, visível concessão ao público domesticado do cinema americano, mas não compromete o impacto de um filme instigante.
O novato Graig Bierko, que é uma espécie de versão mais jovem de George Clooney, funciona bem como Hall, equilibrando as doses de heroísmo e de estupefação do personagem. A loirinha Gretchen Mol (de "Cartas na Mesa", com Matt Damon e Edward Norton) não compromete como a enigmática Jane Fuller.
Sem tanta pirotecnia e o caminhão de referências cinematográficas de "Matrix", "13º Andar" acaba indo mais fundo na discussão do mundo virtual. Sem esquecer como se faz bom cinema.
(THALES DE MENEZES)


Avaliação:     

Filme: 13º Andar Título original: The Thirteenth Floor Produção: EUA, 1999 Direção: Josef Rusnak Com: Graig Bierko, Gretchen Mol, Vincent D'Onofrio e Armin Mueller-Stahl Quando: a partir de hoje nos cines Lar Center 3, SP Market 5 e circuito

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