São Paulo, sábado, 04 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÔNICA BERGAMO


COLÍRIO Filha da ministra do Meio Ambiente Marina Silva, Shalon, 21, já é séria candidata a musa do governo Lula

Batata quente

Márcio Thomaz Bastos, o novo ministro da Justiça, aciona o sismógrafo para medir as reações que já se armam contra a reforma do Judiciário. Sobretudo por causa da instituição do chamado controle externo. Por esse mecanismo, entidades da sociedade civil continuariam a não ter o direito de interferir nas decisões dos juízes. Mas, em compensação, poderiam controlar os gastos do Judiciário e sua política de pessoal administrativo.
 
A obsessão do ministro vem dos anos 80, quando era presidente nacional da OAB. Não adiantou na época citar casos escabrosos, na linha do que seria descoberto, bem depois, com o escândalo do TRT de São Paulo e do juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau. Na Assembléia Constituinte acabou vencendo o lobby do "fica tudo como está".

PEIXE
Leonel Rocha Brizola foi batizado semana passada em Laguna (SC). É o filho do surfista Leonel Brizola Neto e da campeã de bodyboarding Soraia Rocha. Com a agenda lotada, o bisavô, ex-governador do Rio, não apareceu.

ATÉ LÁ!
Ana Paula Arosio não tem sossego nem quando vai ao banheiro. Na segunda, durante a apresentação de Miss Kittin, no Rio, a atriz foi abordada por uma fã na entrada do toalete. Disfarçou e saiu depressa.

SINFONIA AFINADA
A nova secretária estadual da Cultura, Cláudia Costin, é uma boa notícia para os habitués dos concertos da Osesp, na Sala São Paulo. Ela vê com bons olhos o financiamento do mesmo padrão da programação em 2003.

A SIMPATIA DE NANA
Ai de quem desdenhar da superstição de Ano Novo de Nana Caymmi -ela costuma embrulhar 12 caroços de romã em um papel laminado e depois os guarda na carteira. Traz dinheiro e sorte. "Já comprei quatro apartamentos assim", diz ela.

NOVOS RUMOS
O presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, Abram Szajman, não preside mais o conselho da Casa de Israel. Ele ficou três anos à frente da instituição e alegou, ao sair, "razões de foro íntimo".

DANÇA DAS CADEIRAS
Com muita diplomacia, o presidente do STF, Marco Aurélio de Mello, lembra ao governo que é preciso indicar até março três novos ministros para aquela Corte. Mantendo preferencialmente o equilíbrio geográfico nas indicações. Dois dos que se aposentam são paulistas.

CINTO APERTADO
Depois de fazer uma vaquinha, o grupo de empresários liderado por Daniel Feffer foi a Brasília para a posse de Lula num jatinho fretado. Em tempos de contenção de despesas, todos voltaram a São Paulo em avião de carreira.

OLHOS NOS OLHOS
Rodrigo Santoro passou o Réveillon ao lado da apresentadora do SporTV Cynthia Howlett, em Fernando de Noronha. Literalmente. Os dois -que se conhecem de outros carnavais- dividiram, no dia 31, a mesa na pousada do Zé Maria, uma das mais famosas do arquipélago.
 
Fernanda Lima, que já teve um affair com Santoro, também estava na festa.

PIRES NA MÃO
A atriz Marcélia Cartaxo e a diretora Gisela Melo estão em busca de patrocinadores, em São Paulo, para finalizar o curta "Tempo de Ira", que acaba de ser filmado na Paraíba. Gisela e Marcélia, que é co-diretora do filme, pretendem estreá-lo em março, no Festival de Recife.

ACADÊMICO
O tributarista brasileiro Ives Gandra Martins é um dos novos membros da Academia de Ciências de Nova York, que o considera "um homem do moderno Renascimento", pela diversidade dos 36 livros que publicou.

@ - bergamo@folhasp.com.br

Com CLEO GUIMARÃES
e ALVARO LEME

CURTO-CIRCUITO

A peça "Os Monólogos da Vagina", com Cissa Guimarães, Vera Setta e Totia Meirelles, retorna ao teatro Jardel Filho, com apresentações hoje, às 20h e 22h30, e amanhã, às 19h.
Termina hoje a exposição de poemas visuais de Philadelpho Menezes, no Memorial da América Latina, das 9h às 15h.
É hoje a estréia do espetáculo de bonecos "Circus - A Nova Turnê", com a cia. Cidade Muda, no Teatro Folha, às 16h.
O cantor e compositor Chico César faz show de seu CD mais recente, "Respeitem Meus Cabelos, Brancos", no Sesc Pompéia, às 21h, com ingressos entre R$ 7,50 e R$ 15.



Texto Anterior: " O escritor e seus fantasmas": Ernesto Sabato se declara ao ofício literário
Próximo Texto: Rodapé: Solução achada por raelianos é tão brilhante quanto simples
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.