São Paulo, terça, 4 de fevereiro de 1997.

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Teatro é influência

especial para a Folha

Ismael Ivo já era um solista bem-sucedido no Brasil quando resolveu deixar o país, a convite do coreógrafo norte-americano Alvin Ailey, que o descobriu em Salvador (BA) nos anos 80, Ivo partiu para Nova York.
Ficou quatro anos trabalhando com Ailey, mas, paralelamente, continuou realizando espetáculos solo no La Mamma, teatro-sede da vanguarda nova-iorquina.
``Ailey cultivava o espírito e a forma, sua linguagem exaltava a beleza, o gospel. Aprendi muito com ele, mas meu trabalho sempre teve relações fortes com o teatro.''
Ao mudar-se para a Alemanha, Ivo deparou-se com a dança-teatro. ``Me senti em casa, pois na dança alemã não existe só a procura do belo, mas também das indagações existenciais e humanas.''
Sintonizado com a arte expressionista alemã, Ivo consolidou sua carreira na Europa e depois no Japão. Dividindo-se entre Alemanha e Áustria, fundou em 1984 um festival internacional de dança em Viena. (AFP)
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