São Paulo, quinta-feira, 04 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

COZINHA ILUSTRADA

BRANDADE DE BACALHAU
MARIE-FRANCE HENRI

Estamos este mês na região do Languedoc-Roussillon, no sul da França, fronteira com a Espanha. Acabamos de festejar a Páscoa e aproveitamos para apresentar uma receita diferente de bacalhau. Uma receita antiga que consta em livros de culinária franceses que datam de 1830. O nome "brandade" vem do verbo "brandar", que, em dialeto provençal, significa "misturar". Nesta receita, o bacalhau mistura-se a outros ingredientes para ser apresentado em forma de um mousse bastante saboroso. O famoso escritor francês Alphonse Daudet chegou a fundar "Os jantares da brandade", em Paris, num café na Place de l'Odéon.A divulgação dos mesmos dizia que os jantares custavam 6 francos e incluíam "uma brandade e dois discursos".

Ingredientes (para 4 pessoas)

350 g de bacalhau (lombo)
2 dentes de alho
100 g de cebolas em rodelas finas
100 ml de azeite
100 ml de creme de leite
80 g de batata cozida (em purê)
sal e pimenta branca a gosto
noz moscada

Modo de preparo

Na véspera, colocar o bacalhau em recipiente com bastante água e deixar durante 12 horas, renovando essa água varias vezes. Ao retirar da água, levar ao fogo cobrindo com leite e deixar ferver em fogo baixo até cozinhar. Puxar as cebolas e o alho no azeite até obter uma "compota". No processador, bater o bacalhau e a mistura de cebola e alho.

Finalização

Transferir para uma tigela em vidro e adicionar lentamente o creme de leite previamente aquecido. Acrescentar a batata e misturar bem para que a mistura fique homogênea. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto. Servir quente ou frio com algumas fatias de pão francês torrado.


Marie-France Henri é proprietária dos restaurantes La Casserole e Marie. Esta receita é do chef Pierre de Bellissen



Texto Anterior: Mundo gourmet: O Gato que Ri sobrevive há 50 anos com massas triviais
Próximo Texto: Música: Trilha usa grande elenco para fazer covers
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.