São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BOA MESA 2000
Começam hoje as aulas do evento; a chef paulista Mari Hirata mostra técnica dos confeitos
Sobremesas japonesas são destaque

ROGÉRIO EDUARDO ALVES
da Redação

Com atrações nacionais e internacionais, as aulas começam hoje no Boa Mesa 2000. Entre os destaques deste primeiro dia, está a confeiteira paulista Mari Hirata, 40, que dá aulas hoje, às 20h30, e domingo, às 18h, e workshops na sexta e no sábado, às 14h.
Atualmente morando em Tóquio, Hirata começou sua carreira há 20 anos, quando foi para Paris estagiar. Quando voltou ao Brasil, sentiu que os doces franceses ainda não bastavam e foi buscar novidades no Japão. De volta à França, onde formou-se na prestigiada Le Cordon Bleu, começou a combinar elementos dessas tão distantes escolas. Hoje, trabalhando na confeitaria Toraya, em Tóquio, entende a sobremesa de maneira diferente do doce de "salão de chá". "A sobremesa forma uma unidade com o resto do menu."

Folha - Há algum mistério para fazer uma sobremesa?
Mari Hirata -
Não existe uma sobremesa pela sobremesa. É como uma continuação de tudo o que vem antes. Para um restaurante ter um bom menu, é o chef que tem de fazer a sobremesa e não ter um doceiro para a sobremesa. Os chefs confeiteiros às vezes estão tão preocupados com seus nomes que não entram em sintonia com o chef da parte salgada.

Folha - Como se cria uma receita?
Hirata -
Os grandes chefs pesquisam, vão comer em outros lugares, mas é tudo meio intuitivo. No meu caso, é muito mais esforço. E tem muita coisa copiada.

Folha - Hoje é possível ensinar qualquer um a cozinhar?
Hirata -
Está ao alcance de todo mundo fazer uma pâtisserie fina. Na parte da cozinha, também, graças à técnica, aos aparelhos e ao estudo dos ingredientes.

Folha - Como serão suas aulas no Boa Mesa 2000?
Hirata -
No workshop, farei o "shiffon cake", que tem uma certa técnica. Na aula de demonstração, sobremesas japonesas com ingredientes franceses (ocidentais) e técnica japonesa.


Evento: Boa Mesa 2000/Expogourmet
Onde: Centro Têxtil Internacional (av. Eng. Roberto Zuccolo, 555)
Quando: até domingo, das 13h30 às 22h
Informações: São Paulo, 0/xx/11/3086-1081; demais Estados, 0800 170717; na Internet, www.basilico.com.br


Texto Anterior: Televisão: TV dos EUA exibe a sequência da microssérie "The '60s"
Próximo Texto: Cozinha portuguesa para todos os gostos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.